Jump to content
  • Serviço de comunicação criptografada ajuda na prisão de mais de 800 criminosos


    Uma operação policial envolvendo agências de aplicação da lei dos Estados Unidos, Austrália e Europa, com o apoio da Europol, resultou em mais de 800 prisões, em diversos países, de membros de organizações globais de crime organizado, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Na operação, o FBI e 16 outros países da coalizão internacional conseguiram explorar a inteligência de 27 milhões de mensagens de grupos criminosos, as revisando durante 18 meses enquanto os usuários discutiam suas atividades.

    A Europol conta que desde 2019, o FBI atuou em coordenação com a Polícia Federal Australiana para desenvolver estrategicamente e operar secretamente uma empresa de dispositivos criptografados chamada ANOM. 

    O objetivo era oferecer um dispositivo criptografado com recursos procurados pelas redes do crime organizado para persuadi-las a utilizarem o dispositivo, interceptando as mensagens, já que grupos criminosas têm uma grande demanda por plataformas de comunicação criptografada para facilitar suas atividades. 

    Antes de o dispositivo ANOM ser distribuído, uma chave mestra foi incorporada em seu sistema de criptografia, se anexando secretamente a cada mensagem e permitindo que a polícia decifrasse e armazenasse a mensagem à medida que era transmitida. Os dispositivos ANOM localizados fora dos Estados Unidos enviaram cópias ocultas das mensagens para descriptografá-las e, em seguida, criptografá-las novamente usando as chaves gerenciadas pelo FBI.

    A ANOM ofereceu a mais de 12 mil dispositivos criptografados para mais de 300 sindicatos criminosos operando em mais de 100 países, incluindo o crime organizado italiano, gangues de motociclistas ilegais e organizações internacionais de tráfico de drogas.

    O resultado foi, além da prisão dos criminosos, a apreensão de mais de 8 toneladas de cocaína, 22 toneladas de cannabis e resina de cannabis, 2 toneladas de drogas sintéticas (anfetaminas e metanfetaminas), 6 toneladas de precursores de drogas sintéticas, 250 armas de fogo, 55 veículos de luxo e mais de $ 48 milhões em várias moedas e criptomoedas em todo o mundo. 

    Segundo a Europol, essa foi uma das maiores e mais sofisticadas operações de aplicação da lei até hoje na luta contra atividades criminosas criptografadas.


    User Feedback

    Recommended Comments



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...