Jump to content
  • Shell é impactada por incidente de segurança envolvendo a Accellion


    A Shell foi impactada por um incidente de segurança de dados envolvendo o File Transfer Appliance da Accellion, empresa de soluções em nuvem. Segundo a companhia de energia, o dispositivo é utilizado para transferir com segurança grandes arquivos de dados. "Ao saber do incidente, a Shell abordou as vulnerabilidades com seu provedor de serviços e equipe de segurança cibernética e iniciou uma investigação para entender melhor a natureza e a extensão do incidente", diz comunicado da empresa.

    Não há evidências de qualquer impacto nos principais sistemas de TI da Shell, segundo o comunicado. "A investigação em andamento mostrou que uma parte não autorizada obteve acesso a vários arquivos durante um período de tempo limitado", diz a Shell, informando que alguns arquivos continham dados pessoais e outros incluíam dados de empresas do grupo e alguns de seus acionistas. 

    A Shell diz ainda que está em contato com os indivíduos afetados e partes interessadas, trabalhando para tratar de possíveis riscos. "Também entramos em contato com reguladores e autoridades relevantes e continuaremos a fazê-lo à medida que a investigação continuar", continua o comunicado.

    O BleepingComputer divulgou que uma declaração conjunta publicada pela Accellion e pela Mandiant no mês passado liga os ataques ao grupo de crimes cibernéticos FIN11. A gangue do ransomware Clop também tem usado uma vulnerabilidade 0-day do Accellion FTA, divulgada em meados de dezembro de 2020, para comprometer e roubar dados de várias empresas. A Accellion disse ainda que 300 clientes estavam usando o software FTA antigo, de 20 anos.

    Além da Shell, outras organizações podem ter sido afetadas por ataques contra o Accellion FTA. O BleepingComputer relacionou estes ataques com o incidente ocorrido com a empresa de segurança Qualys, além de incidentes envolvendo a rede de supermercados Kroger, o Banco da Reserva da Nova Zelândia, a Comissão de Valores Mobiliários e Investimentos da Austrália (ASIC), entre outros.


    User Feedback

    Recommended Comments



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...