Jump to content
  • Sign in to follow this  

    Uma série de violação de dados é divulgada


    Bruna Chieco

    A semana mal começou e uma série de violações de dados foi divulgada, atingindo diferentes empresas. Uma delas foi o registrador de domínios GoDaddy, que possui 19 milhões de clientes, gerencia 77 milhões de domínios, e informou sobre uma violação que afeta credenciais de conta de hospedagem na web. De acordo com o Bleeping Computer, a GoDaddy notificou alguns de seus clientes sobre o vazamento de credenciais, que atingiu cerca de 28 mil contas de hospedagem de clientes.

    O incidente de segurança ocorreu em 19 de outubro de 2019 e foi descoberto apenas em 23 de abril de 2020, depois que a equipe de segurança da empresa descobriu um arquivo SSH alterado no ambiente de hospedagem da GoDaddy, além de identificar atividade suspeita em um subconjunto dos servidores. A empresa destacou não ter encontrado evidências dos invasores adicionando ou modificando algum arquivo na hospedagem das contas afetadas, e garantiu aos usuários afetados que apenas as contas de hospedagem foram afetadas como parte do incidente, enquanto a conta principal da GoDaddy não estava acessível aos atacantes. "Redefinimos proativamente as informações de login da sua conta de hospedagem para ajudar a impedir qualquer acesso não autorizado", acrescentou.

    O site o CAM4 também foi atingido pelo vazamento de dados. A empresa opera um serviço de transmissão ao vivo para adultos, com dados que compreendem 7 terabytes de nomes, orientações sexuais, registros de pagamento e transcrições de e-mail e bate-papo. Segundo o Wired, são 10,88 bilhões de registros detidos pela empresa. O site de análise de segurança Safety Detectives descobriu que o CAM4 configurou incorretamente um banco de dados de produção do ElasticSearch, facilitando a localização e exibição de informações de identificação pessoal, além de detalhes corporativos, como fraude e logs de detecção de spam. 

    Não há evidências de que o CAM4 tenha sido hackeado ou que o banco de dados tenha sido acessado por cibercriminosos, mas a lista de dados que vazou é abrangente, com registros de produção detectados pela Safety Detectives datando de 16 de março deste ano. Os registros também incluem o país de origem, as datas de inscrição, as informações do dispositivo, as preferências de idioma, os nomes de usuários, hash de senhas e a troca de e-mail entre os usuários e a empresa. A análise dos pesquisadores de segurança sugere que cerca de 6,6 milhões de usuários do CAM4 nos Estados Unidos fizeram parte do vazamento, 5,4 milhões no Brasil, 4,9 milhões na Itália e 4,2 milhões na França. 

    Na Europa, as autoridades policiais polacas e suíças, apoiadas pela Europol e Eurojust, desmantelaram um grupo de cibercriminosos chamado InfinityBlack, envolvido na distribuição de credenciais roubadas de usuários, na criação e distribuição de malware e ferramentas de hackers e fraude. Em 29 de abril, a Polícia Nacional Polonesa (Policja) revistou seis locais em cinco regiões do país e prendeu cinco indivíduos que podem ser membros do grupo. Também foram apreendidos equipamentos eletrônicos, discos rígidos externos e carteiras de criptomoedas de hardware, todos no valor de 100 mil euros. Duas plataformas com bancos de dados contendo mais de 170 milhões de entradas foram fechadas pela polícia.

    O grupo criou plataformas on-line para vender credenciais de login de usuário conhecidas como "combos". Eles criaram ferramentas para testar a qualidade dos bancos de dados roubados, enquanto testadores analisaram a adequação dos dados de autorização, e os gerentes de projeto distribuíram assinaturas para pagamentos em criptomoeda. Os cibercriminosos criaram ainda um script sofisticado para obter acesso a um grande número de contas de clientes suíças, e as perdas estão estimadas em 50 mil euros. 

    Sign in to follow this  


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...