Ir para conteúdo
  • Variante do malware InterPlanetary Storm tem como alvo dispositivos macOS e Android


    Bruna Chieco

    Uma nova variante do malware InterPlanetary Storm foi descoberta e tem como alvo dispositivos macOS e Android, além de Windows e Linux, que eram alvos de variantes anteriores do malware. Segundo o ThreatPost, a variante vem com novas táticas de evasão de detecção, e pesquisadores da empresa de segurança Barracuda dizem que o malware está construindo uma botnet com cerca de 13,5 mil máquinas infectadas em 84 países em todo o mundo, e esse número continua a crescer. 

    Metade das máquinas infectadas estão em Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan, sendo que outros sistemas infectados estão no Brasil, a Rússia, EUA, Suécia e China. Os pesquisadores afirmam que a botnet que o malware está construindo ainda não tem uma funcionalidade clara, mas dá aos operadores da campanha um acesso aos dispositivos infectados para que possam ser usados posteriormente para criptomineração, DDoS ou outros ataques em grande escala.

    A primeira variante do InterPlanetary Storm foi descoberta em maio de 2019 e tinha como alvo máquinas Windows. Em junho, uma variante voltada para máquinas Linux também foi encontrada. O malware é chamado de InterPlanetary Storm porque usa a rede p2p InterPlanetary File System (IPFS) e sua implementação libp2p subjacente, disseram os pesquisadores, permitindo que os nós infectados se comuniquem entre si diretamente ou por meio de outros nós.

    A mais nova variante do malware tem várias grandes mudanças, principalmente estendendo sua segmentação para incluir dispositivos maOS e Android. No entanto, a nova variante também pode atualizar automaticamente para a versão de malware mais recente disponível e matar outros processos na máquina que apresentam uma ameaça, como depuradores ou malwares concorrentes.


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...