Ir para conteúdo
  • Versão falsa do AnyDesk com trojan aparece em anúncios no Google


    Bruna Chieco

    Uma versão falsa do aplicativo de desktop remoto AnyDesk contendo um cavalo de Troia (trojan) apareceu em meio aos anúncios dos resultados de pesquisa do Google. A empresa de segurança CrowdStrike descobriu que a campanha está ativa desde abril e aparentemente superou a própria propaganda oficial do AnyDesk no Google.

    "O uso malicioso do Google Ads é uma maneira eficaz e inteligente de obter implantação em massa de shells, pois fornece ao agente da ameaça a capacidade de escolher livremente seus alvos de interesse", diz a empresa de segurança. "Além de direcionar ferramentas como AnyDesk ou outras ferramentas administrativas, o ator da ameaça pode direcionar usuários privilegiados/administrativos de uma maneira única". 

    Por esse motivo, a equipe CrowdStrike notificou o Google sobre a atividade observada para que tomassem medidas contra a campanha de malvertising – anúncio publicitário online geralmente usado para espalhar malware na Internet – e, aparentemente, o Google rapidamente tomou as medidas adequadas, já que o anúncio não está mais sendo veiculado, segundo a empresa.

    Os criminosos por trás do anúncio malicioso conseguiram, antes de serem descobertos, evitar o policiamento de triagem anti-malvertising do Google. Como resultado, 40% daqueles que clicaram no anúncio começaram a instalar o malware, sendo que 20% dessas instalações incluíam “atividades práticas no teclado”, de acordo com o relatório publicado pela CrowdStrike.

    Os pesquisadores dizem ainda que as vítimas que baixaram o programa foram induzidas a executar um binário chamado AnyDeskSetup.exe. Depois de executado, o malware tenta iniciar um script do PowerShell. O arquivo executável falso foi assinado por "Digital IT Consultants Plus Inc.", em vez dos criadores legítimos "philandro Software GmbH".

    A CrowdStrike informa que sua equipe de inteligência continua investigando e, no momento, não atribui essa atividade a um agente de ameaça ou vínculo específico. No entanto, dada a popularidade do AnyDesk, essa pode ser uma campanha generalizada que afeta uma ampla gama de clientes. 


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


  • Conteúdo Similar

×
×
  • Criar Novo...