Ir para conteúdo
  • Vulnerabilidades críticas são encontradas em thin clients da Dell 


    Bruna Chieco

    Alguns modelos do thin client Dell Wyse são vulneráveis a problemas críticos. Segundo o BleepingComputer, se exploradas as falhas, um um invasor remoto pode executar um código malicioso e obter acesso a arquivos arbitrários.

    Os thin clients são pequenos computadores usados para conexões remotas de desktop a um sistema mais poderoso, normalmente usados por organizações que não precisam de computadores com alto processamento, armazenamento e memória na rede. A estimativa é que mais de 6 mil empresas, a maioria delas do setor de saúde, implantaram esses thin clients em suas redes.

    As vulnerabilidades são rastreadas como CVE-2020-29492 e CVE-2020-29491 e estão em componentes no sistema operacional ThinOS, que pode ser mantido remotamente, com recomendação da Dell para que seja configurado um servidor FTP para dispositivos para baixar atualizações.

    Contudo, pesquisadores de segurança da CyberMDX, empresa com foco em segurança cibernética no setor de saúde, descobriram que o acesso ao FTP é possível sem credenciais, usando usuário "anônimo". Além disso, apenas o firmware e os pacotes são assinados, deixando os arquivos de configuração INI abertos para um agente malicioso causar alguns danos.

    Assim, proteger a conexão FTP com credenciais não seria suficiente no design atual, já que o nome de usuário e a senha seriam compartilhados por toda a frota de thin clients. A Dell lançou o ThinOS 9.x para resolver esses problemas. No entanto, alguns dos modelos afetados não podem mais ser atualizados. São eles:

    • Wyse 3020
    • Wyse 3030 LT
    • Wyse 5010
    • Wyse 5040 AIO
    • Wyse 5060
    • Wyse 7010

    A recomendação dos pesquisadores é que as organizações com os modelos acima implantados em suas redes desabilitem o uso de FTP para o procedimento de atualização e confiem em um método alternativo para a tarefa. A Dell recomenda também proteger o ambiente usando um protocolo seguro (HTTPS) e garantir que os servidores de arquivos tenham acesso somente leitura.
     


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


  • Conteúdo Similar

×
×
  • Criar Novo...