Jump to content
  • Vulnerabilidades em plugins do Wordpress afetam plataformas de e-learning


    Bruna Chieco

    A Check Point publicou uma pesquisa esta semana envolvendo três plugins populares do WordPress: o LearnPress, o LearnDash e o LifterLMS. São sistemas de gerenciamento de aprendizagem (LMS) amplamente usados para fins educacionais, com um aumento no uso devido à maior adoção de ensino à distância (e-learning) diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Foram encontradas quatro vulnerabilidades nos plugins – CVE-2020-6008, CVE-2020-6009, CVE-2020-6010 e CVE-2020-6011 – que variavam de escalonamento de privilégios a execução remota de código.

    Segundo o ZDNet, as plataformas LMS podem ser usadas para gerenciar cursos on-line, gratuitos e pagos, hospedar recursos dos alunos, atribuir tarefas de emissão e marcação e facilitar a discussão entre os alunos. Já o LearnPress, desenvolvido pela ThimPress, é um plugin para criar e publicar cursos com mais de 80 mil, enquanto o LearnDash é outra ferramenta de criação de cursos LMS usada por universidades e empresas da Fortune 500, totalizando aproximadamente 33 mil sites no total, e o LifterLMS é um plugin de criação de sites de cursos e associações com pelo menos 10 mil instalações ativas.

    Estudantes ou atacantes não autenticados remotos podem explorar as falhas de segurança para roubar plataformas de e-learning, dados confidenciais, alterar notas, alterar tarefas, violar atribuições, falsificar certificados e potencialmente desviar dinheiro das plataformas LMS, que oferecem cursos pagos. Os fornecedores foram contatados pela Check Point e versões atualizadas e corrigidas foram lançadas desde então. Portanto, é possível fazer a atualização e garantir que os plugins estejam atualizados para permanecerem protegidos.



    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...