Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
marciotenorio

Inicio para um programador

Posts Recomendados

Olá pessoal, venho pedir orientações a respeito do que estudar, fontes, o que fazer, etc. Estou pagando a primeira disciplina de programação (estou cursando eng. computação), lógica de programação e usamos C++ . Gostaria de conselhos de livros, cursos, sites, etc, para ter conhecimento sólido em C/C++ a fim desse conhecimento ser condizente enquanto aprendizagem e mercado de trabalho, para o mais breve ter bagagem para conseguir um estágio, me envolver em algum projeto ou até um primeiro emprego na área. Agradeço a ajuda pessoal.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia!! Legal aprender algoritmo em C/C++, forma uma base bem mais sólida que a maioria das linguagens.

Sobre o caminho eu indico não se preocupar tanto com a linguagem em si no momento, mas sim no fundamento, na lógica. A ideia de algoritmo é entender o problema, dividi-lo em pedaços menores e resolve-los (a junção das partes forma o algoritmo). Aconselho junto à lógica procurar entender o que de fato está rolando em cada linha do seu código, use um disassembly, por exemplo. Sabendo como acontece o resto é resto mano!!

Sobre referencias... de C sempre curti o "C Completo e Total" que fala do C puro ou o "Advanced Programming in the Unix Environment" que já joga pro lado do *nix, mostra uma aplicabilidade legal. C++ eu não sei livros, mas um fórum que acho legal é o cplusplus. De resto há muita coisa legal na net, no próprio GNU/Linux tem as man pages das funcões (ler códigos no git e entender tem me ajudado tb).

Espero ter ajudado em algo. Saiba que a linguagem é poderosa pra caramba e ainda há mercado, principalmente pra pessoas experientes xD. E caso você fique insatisfeito com "apenas" C estude também assembly, ele vai solidificar muito mais as coisas :ph34r:

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Marcio. Como o Leandro disse, é interessante que você foque primeiramente em aprender os fundamentos, principalmente focando em algoritmos e estruturas de dados. 

C++ é uma linguagem muito difícil de dominar com excelência, e mesmo quem estuda e trabalha com C++ a vida toda acaba por não saber tudo da linguagem, mas não deixe isso abalar você, encare isso como uma coisa boa, você sempre terá o que estudar com C++. Mas por isso mesmo foque primeiramente nos fundamentos para não se perder estudando apenas a linguagem em si e fugindo da base. 

Um livro interessante é "Data Structures & Algorithm Analysis"  (http://people.cs.vt.edu/~shaffer/Book/), com a versão em C++ você pode estudar fundamentos e ir aos poucos se familiarizando com a linguagem. 

Também é interessante que você estude orientação a objetos caso vá aplicar seus conhecimentos na indústria, não tenho muitas referências de livros para isso, pesquise e orientação a objetos se aprende principalmente na prática. 

Continuando sua descoberta sobre o C++, no stack overflow tem um ótimo guia de leituras do nível iniciante ao avançado sobre a linguagem:

https://stackoverflow.com/questions/388242/the-definitive-c-book-guide-and-list

Uma dica: não vá direto às features do "C++ moderno" (C++11 em diante), afinal o core do C++ continua o mesmo, e os livros sobre o C++ "velho" (effective C++ por exemplo) continuam sendo válidos até hoje.  

O site oficial da linguagem também tem muita coisa boa pra se estudar e ler: https://isocpp.org/

Bons estudos! 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Entre para seguir isso  

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.