Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
marciotenorio

Inicio para um programador

Posts Recomendados

Olá pessoal, venho pedir orientações a respeito do que estudar, fontes, o que fazer, etc. Estou pagando a primeira disciplina de programação (estou cursando eng. computação), lógica de programação e usamos C++ . Gostaria de conselhos de livros, cursos, sites, etc, para ter conhecimento sólido em C/C++ a fim desse conhecimento ser condizente enquanto aprendizagem e mercado de trabalho, para o mais breve ter bagagem para conseguir um estágio, me envolver em algum projeto ou até um primeiro emprego na área. Agradeço a ajuda pessoal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia!! Legal aprender algoritmo em C/C++, forma uma base bem mais sólida que a maioria das linguagens.

Sobre o caminho eu indico não se preocupar tanto com a linguagem em si no momento, mas sim no fundamento, na lógica. A ideia de algoritmo é entender o problema, dividi-lo em pedaços menores e resolve-los (a junção das partes forma o algoritmo). Aconselho junto à lógica procurar entender o que de fato está rolando em cada linha do seu código, use um disassembly, por exemplo. Sabendo como acontece o resto é resto mano!!

Sobre referencias... de C sempre curti o "C Completo e Total" que fala do C puro ou o "Advanced Programming in the Unix Environment" que já joga pro lado do *nix, mostra uma aplicabilidade legal. C++ eu não sei livros, mas um fórum que acho legal é o cplusplus. De resto há muita coisa legal na net, no próprio GNU/Linux tem as man pages das funcões (ler códigos no git e entender tem me ajudado tb).

Espero ter ajudado em algo. Saiba que a linguagem é poderosa pra caramba e ainda há mercado, principalmente pra pessoas experientes xD. E caso você fique insatisfeito com "apenas" C estude também assembly, ele vai solidificar muito mais as coisas :ph34r:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Marcio. Como o Leandro disse, é interessante que você foque primeiramente em aprender os fundamentos, principalmente focando em algoritmos e estruturas de dados. 

C++ é uma linguagem muito difícil de dominar com excelência, e mesmo quem estuda e trabalha com C++ a vida toda acaba por não saber tudo da linguagem, mas não deixe isso abalar você, encare isso como uma coisa boa, você sempre terá o que estudar com C++. Mas por isso mesmo foque primeiramente nos fundamentos para não se perder estudando apenas a linguagem em si e fugindo da base. 

Um livro interessante é "Data Structures & Algorithm Analysis"  (http://people.cs.vt.edu/~shaffer/Book/), com a versão em C++ você pode estudar fundamentos e ir aos poucos se familiarizando com a linguagem. 

Também é interessante que você estude orientação a objetos caso vá aplicar seus conhecimentos na indústria, não tenho muitas referências de livros para isso, pesquise e orientação a objetos se aprende principalmente na prática. 

Continuando sua descoberta sobre o C++, no stack overflow tem um ótimo guia de leituras do nível iniciante ao avançado sobre a linguagem:

https://stackoverflow.com/questions/388242/the-definitive-c-book-guide-and-list

Uma dica: não vá direto às features do "C++ moderno" (C++11 em diante), afinal o core do C++ continua o mesmo, e os livros sobre o C++ "velho" (effective C++ por exemplo) continuam sendo válidos até hoje.  

O site oficial da linguagem também tem muita coisa boa pra se estudar e ler: https://isocpp.org/

Bons estudos! 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×