Ir para conteúdo
Fernando Mercês

Engenharia Reversa I

Posts Recomendados

O que é Engenharia Reversa?

Engenharia reversa de software é a técnica para entender como um trecho de código funciona sem possuir seu código-fonte. É aplicável em diversas áreas da tecnologia como:

• Análise de malware
  • Reimplementação de software e protocolos
  • Correção de bugs
  • Análise de vulnerabilidades
  • Adição/Alteração de recursos no software
  • Proteções anti-pirataria
  • Alguns termos e abreviações para a engenharia reversa incluem: RCE (Reverse Code Engineering), RE, e reversing.

Como funciona?

Quando um programa tradicional é construído, o resultado final é um arquivo executável que possui uma série de instruções em código de máquina para que o processador de determinada arquitetura possa executar. Com ajuda de software específicos, profissionais com conhecimentos dessa linguagem de máquina (em nosso caso, Assembly x86) podem entender como o programa funciona e, assim, estudá-lo ou até fazer alterações no mesmo.

O treinamento

Este curso de 16 horas, ministrado em dois sábados, das 9 às 18h, é uma sólida introdução sobre engenharia reversa na arquitetura x86. Nele o aluno aprende desde o zero e com a preocupação de entender o motivo de cada passo, como reverter programas básicos na plataforma Windows (apesar de vários dos assuntos estudados serem aplicáveis a outras plataformas com pouca ou nenhuma adaptação), adquirindo assim todo o conhecimento necessário para seguir seus estudos em desafios mais avançados na engenharia reversa de aplicações em geral, como análise de malware. Cada tópico prático do curso é acompanhado de um ou mais exercícios para fixação do conteúdo. Uma máquina virtual é entregue ao aluno e todos os laboratórios são realizados nela.

Programa

Dia 1

• Engenharia Reversa e suas aplicações
  • Sistemas de numeração
  • Arquivos
    • Arquivos binários
  • Strings de texto
    • ASCII e UNICODE
  • Arquivos executáveis
    • O formato PE
      • Cabeçalhos e campos
      • Seções e seu mapeamento em memória
  • Processo de carregamento de programas
  • Chamadas à API do Windows

Dia 2

• Assembly x86
    • Arquiteturas
    • Registradores e flags
    • Instruções básicas
    • Chamadas de funções e uso da pilha de memória
  • Depuração básica
    • Opcodes, mnemônicos e instruções
    • Breakpoints
    • Patches

Pré-requisitos

• Lógica de programação.
  • Noções de shell do Linux.
  • Inglês técnico (leitura).
  • Virtualização com VirtualBox.
  • Laptop próprio com placa de rede sem fio, VirtualBox instalado e capacidade para rodar uma VM de 1 GB de RAM e 30 GB de disco.
  • Não é necessário conhecer Assembly previamente.
  • Desejável assistir as aulas do treinamento Programação Moderna em C.

Alguns números do treinamento

• 81 alunos treinados nas 9 vezes que realizamos este treinamento, totalizando 144 horas de aula.
  • 100% dos alunos que responderam a pesquisa indicam o treinamento.
  • Avaliação geral: (4,9).

Turmas em 2017

• Este treinamento está sendo convertido para o modelo online e estará disponível em breve!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera!

Aproveitando esse novo escopo fantástico do MenteBinária quero deixar aqui mais uma vez meu feedback sobre o "curso" de R.E.

Sim, coloquei curso entre aspas, mas por que? Porque ganhei muito mais que isso. Bom, fui até lá com o seguinte pensamento: "Quero pontuar alguns conceitos e ver onde se aplicam na R.E". De fato, pontuei, aprendi e revisei muitos conceitos (e muitos que eu não tinha noção de que poderiam ser tão importantes), mas foi muito além disso. A forma descontraída, a preocupacão com os detalhes e com o entendimento da galera, um role descontraído logo após o curso, tudo isso acompanhado de boas risadas me fizeram não só ficar mais sedento ainda pelo conhecimento, mas conhecer pessoas fodas que admiro e converso até hoje. Como eu disse no meu feedback anterior: O curso faz vc simplesmente ignorar o valor monetário que é investido. 

Obrigado a todos =)

Compartilhar este post

Link para o post

E ae pessoal tudo bem?

Exista alguma previsão para realização do treinamento ainda esse ano da cidade de São Paulo?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Ficamos no aguardo, o bacana da versão online é que mais pessoas podem participar.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 16/08/2017 em 14:34, Baracat disse:

@Fernando Mercês, mal posso esperar pela segunda parte do curso. E acredito que uma galera pensa igual! =)

Já temos as datas e as inscrições serão abertas essa semana. Informaremos aqui no site/fórum ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Em 29/08/2017 em 22:01, Nathália Oliveira disse:

Já temos as datas e as inscrições serão abertas essa semana. Informaremos aqui no site/fórum ;)

Onde foi postado ?

Gostaria de ser aluno do curso de vocês, mas não sei onde vê valores nem se as inscriçoes ainda estão abertas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.