Ir para conteúdo

Instalando NRPE (Nagios Remote Plugin Executor)


billlcosta

Posts Recomendados

Instalando NRPE (Nagios Remote Plugin Executor)

 

O NRPE (Nagios Remote Plugin Executor) é o plugin do Nágios responsável por realizar a coleta das informações e enviar para o servidor Nágios, aplicando assim o monitoramento. Sua instalação pode ser realizada basicamente de duas formas, via gerenciador de pacotes ou compilando o código fonte. O artigo proposto, tem como objetivo, apresentar a instalação compilando o código fonte do NRPE. Para isso, siga os passos abaixo.: 

  • Instale ass dependências.: gcc glibc glibc-common gd gd-devel make net-snmp openssl-devel
  • Crie o usuário nagios e o grupo nagios com o comando useradd nagios ; groupadd nagios .
  • Efetue o download dos Plugins do Nágios e extraia-os.:

 

   wget https://nagios-plugins.org/download/nagios-plugins-2.1.1.tar.gz
   tar zxvf nagios-plugins-2.1.1.tar.gz

 

  • Em seguida, acesse o diretório extraído (nagios-plugins-2.1) e execute os comandos para efetuar a instalação (compilação).:

 

   ./configure
   make
   make install

 

  • Após a compilação/instalação, os plugins serão inclusos no diretório /usr/local/nagios/libexec. Devemos então, alterar o usuário/grupo desses diretórios. Para isso, execute o comando chown -R nagios.nagios /usr/local/nagios/ . Realizado tal procedimento, a instalação dos plugins esta finalizada.

 

O próximo passo é realizar a instalação do xinetd, que será responsável por realizar o gerenciamento do serviço NRPE. Para isso, basta executar o comando yum install xinetd ou apt-get install xinetd , dependendo de qual SO estiver utilizando. Além disso, não se esqueça de adicionar o serviço do xinetd para ser iniciado junto ao sistema. Para isso, execute o comando chkconfig xinetd on para ambientes baseados em Red Hat ou update-rc.d xinetd defaults para ambiente basiado em Debian. 

Dando sequência, devemos instalar agora NRPE propriamente dito. Para isso, siga os passos.: 

  • Efetue o download do NRPE e extraia-os.:

 

   wget wget http://liquidtelecom.dl.sourceforge.net/project/nagios/nrpe-2.x/nrpe-2.15/nrpe-2.15.tar.gz
   tar xzf nrpe-2.15.tar.gz

 

  • Em seguida, realize a compilação com os comandos.:

 

   ./configure
   make all
   make install-plugin
   make install-daemon
   make install-daemon-config
   make install-xinetd


Finalizada a compilação, devemos configurar o arquivo /etc/xinetd.d/nrpe, realizando a liberação do servidor Nágios que poderá consultar o host cliente que esta sendo configurado. Para isso, acesse o arquivo e altere a linha only_from = 127.0.0.1 localhost <nagios_ip_address>, alterando <nagios_ip_address> pelo IP do servidor do Nágios. 

Em seguida, devemos acrescentar a porta utilizada pelo serviço do NRPE dentro do arquivo /etc/services para facilitar a identificação do mesmo pelo sistema. Para isso, execute o comando echo "nrpe 5666/tcp #NRPE" >> /etc/services . 

Finalizado, basta iniciar o serviço xinetd e verificar se o serviço do NRPE subiu. Para isso, execute /etc/init.d/xinetd start . Para verificar se o serviço esta funcionando, execute um dos comandos abaixo.: 

   netstat -at | grep nrpe - A saída do comando deve ser algo como.: tcp        0      0 *:nrpe                      *:*                         LISTEN 
   /usr/local/nagios/libexec/check_nrpe -H localhost - A saída do comando deve ser algo como NRPE v2.15


Até a próxima!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...