Ir para conteúdo

Integração entre sistemas - Como funciona?


Luis Gabriel

Posts Recomendados

Exemplo:

Sistema 1: Um sistema onde roda na plataforma Windows em seu "client", já do lado do servidor também é uma aplicação Windows com banco de dados SQL Server. Controla e gera tarefas financeiras.

Sistema 2: Um sistema web  (que roda pelo navegador), escrito em HTML5 com banco de dados MySQL. Controla e gera tarefas operacionais.

 

 

Necessidade:

Fazer com que o Sistema 2 puxe informações do Sistema 1, para que o Sistema 2 possa agendar e distribuir tarefas.

 

Como que a mágica funciona? Ou como ela poderia vir a funcionar?

Quem conversa é apenas banco de dados com banco de dados? Como?

 

Espero que não ter sido vago na tentativa de explicar minha dúvida.

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que dúvida interessante. :D

Eu não sou "o desenvolvedor", mas imagino que a melhor forma seria o sistema 2 ter um plugin que puxasse os dados. Se tiver uma interface pra criar plugins nele, seria legal. Caso não tenha, então talvez seja mais rápido criar um script que conecte no banco do sistema 1 (SQL Server no seu caso) e insira as informações do jeito que você precisa no banco do sistema 2 (MySQL server). Para isso você vai precisar:

  • Entender como os dados estão organizados no SQL Server do sistema 1.
  • Entender como uma tarefa (ou o que você quer criar) é criado pelo sistema 2 no MySQL.
  • Criar um script/programa que leia os dados necessários no SQL Server do sistema 1 e insira os dados no MySQL do sistema 2.

Se topar o desafio de fazer (e, na boa, se isso é algo do seu trabalho eu dou a maior força pra você fazer e mostrar know-how), eu sugiro usar a filosofia do baby steps do XP (eXtreme Programming), que basicamente consiste em dividir seu problema em vários problemas menores, resolver um, testar e só passar para outro quando este estiver funcionando. Por exemplo:

  1. Conectar no SQL Server.