Ir para conteúdo

Integração entre sistemas - Como funciona?


Luis Gabriel

Posts Recomendados

Exemplo:

Sistema 1: Um sistema onde roda na plataforma Windows em seu "client", já do lado do servidor também é uma aplicação Windows com banco de dados SQL Server. Controla e gera tarefas financeiras.

Sistema 2: Um sistema web  (que roda pelo navegador), escrito em HTML5 com banco de dados MySQL. Controla e gera tarefas operacionais.

 

 

Necessidade:

Fazer com que o Sistema 2 puxe informações do Sistema 1, para que o Sistema 2 possa agendar e distribuir tarefas.

 

Como que a mágica funciona? Ou como ela poderia vir a funcionar?

Quem conversa é apenas banco de dados com banco de dados? Como?

 

Espero que não ter sido vago na tentativa de explicar minha dúvida.

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que dúvida interessante. :D

Eu não sou "o desenvolvedor", mas imagino que a melhor forma seria o sistema 2 ter um plugin que puxasse os dados. Se tiver uma interface pra criar plugins nele, seria legal. Caso não tenha, então talvez seja mais rápido criar um script que conecte no banco do sistema 1 (SQL Server no seu caso) e insira as informações do jeito que você precisa no banco do sistema 2 (MySQL server). Para isso você vai precisar:

  • Entender como os dados estão organizados no SQL Server do sistema 1.
  • Entender como uma tarefa (ou o que você quer criar) é criado pelo sistema 2 no MySQL.
  • Criar um script/programa que leia os dados necessários no SQL Server do sistema 1 e insira os dados no MySQL do sistema 2.

Se topar o desafio de fazer (e, na boa, se isso é algo do seu trabalho eu dou a maior força pra você fazer e mostrar know-how), eu sugiro usar a filosofia do baby steps do XP (eXtreme Programming), que basicamente consiste em dividir seu problema em vários problemas menores, resolver um, testar e só passar para outro quando este estiver funcionando. Por exemplo:

  1. Conectar no SQL Server.
  2. Fazer um SELECT lá e exibir o resultado na tela.
  3. Filtrar seu SELECT para pegar o que você quer e imprimir o resultado na tela.
  4. Conectar no MySQL.
  5. Inserir uma tarefa.
  6. Transformar o que vem do SQL Server numa tarefa (parsing) e imprimir na tela.
  7. Inserir a tarefa no MySQL, ao invés de imprimir na tela.

Como disse, não sou a melhor pessoa pra isso. Outros membros podem sugerir soluções muito melhores, mas eu faria meio que isso se fosse o meu caso, pelo menos com o conhecimento que tenho sobre o assunto atualmente, que é pouco. Tentaria Python ou talvez C# (sei lá, em ambiente Windows gosto de usar as coisas da própria Microsoft, que geralmente funcionam bem).

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas então, em outras palavras, é banco de dados de um lado e banco de dados do outro. No caso, a ferramenta da Microsoft, C# ou Python é que vão ser a linguagem que vai escrever essa integração/comunicação, certo? (plugin/api etc).

Além disso óbvio, deve haver um consentimento de ambos os sistemas (empresa ou responsável pela licença) sobre essa integração pois ambos tem regras e compliances diferentes, né?

Tenho ouvido falar muito em Python, principalmente para Data Sience, mas vai muito além né?

Não tenho interesse grande no momento de participar deste projeto (no sentido mais técnico, digamos assim), minha dúvida na verdade era basicamente entender como que funciona "normalmente", as integrações entre sistemas.

Valeu @Fernando Mercês!:D

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Imagino que o que o Mercês quis dizer com plugin/api é o uso de técnicas como REST e SOAP. Não sei totalmente como são implementadas essas técnicas, mas são métodos que disponibilizam pra vc as informações que vc quer puxar de um sistema ou vice versa. Dessa forma, imagino que seu banco de dados não fique com um acesso direto.

:D

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...