Ir para conteúdo

livros - currículo


morgao

Posts Recomendados

  Gostaria de perguntar para todos, dicas de livros, seja de estudantes ou pessoas já formadas, já vi no canal do youtube indicando para começar bem com uma base sólida, gostaria de receber dica de livros bons para toda parte da TI, tenho um foco em programação mas quero aprender bem LINUX , WIN, REDES, Banco de dados, algoritmos, coisas que ainda não sei que tenho que aprender, nos rankings aqui as melhores faculdades em computação é ITA/UNICAMP/USP , e ainda bons alunos desses cursos quando vão para fora do Brasil dizem que a gente estuda muito pouco aqui Brasil, o que seria nossa bibliográfica básica por matéria de 1 ou 2 livros por matéria, os americanos estudam mais de 4 livros por matéria e amplia a base de conhecimentos.

  Estou no primeiro semestre de Sistemas de Informação, tinha preferência para Ciências da computação / engenharia de computação / engenharia de software / mas é melhor terminar os estudos logo do que ficar esperando, não fui para analise de sistemas porque para validar o diploma fora do pais geralmente é necessário um curso de 4 anos, bacharelado, gostaria também de dicas sobre bons livros para ingles, estou tentando melhorar todo meu conhecimento, escrever melhor aprimorar meu português para aprender bem o ingles, reforçando minha base matemática física e química, estou estudando matemática pelo IEZZI tenho todos volumes, e ainda as coleções do PAIVA, DANTE,katia stocco, para matemática ; Sampaio E Calçada,  kazuhito  e fuke e Renato Brito para física, Alexandre oliveira e Ricardo Feltre pra química; apesar de não focar em biologia tenho sonia lopes e Amabis e Martho. pode me indicar todos os livros que voce acha importante para uma boa formação em TI,  como se configura-se um currículo perfeito para  o mercado no mesmo nivel do internacional. pode indicar livros em ingles e portugues, só diferencie os principais livros para o inicio dos estudos em todas as aeras, e mostre quais são livros de aprofundamento. obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá, morgao.

Bom estar com todo esse gás para aprender. Melhor momento é agora. 
Sobre o CV perfeito é muito complicado, é difícil você ver alguém que é o bom em todas as áreas. Minha dica para você seria, primeiro escolha o que quer fazer dentro de TI. Você quer programação ? Então foque em programação, estudar tudo de uma vez acredito que irá sobrecarregá-lo. Sobre o inglês é MUITO importante, comece em ler e pesquisar tudo em inglês. Dessa forma você ensina o seu cérebro a pensar em inglês. Sobre português, desconfie de tudo que você escrevre (será que é assim ?). 

Uma linha de raciocínio legal para aprender e que tem funcionado comigo é a seguinte. Depois de entender o que você quer fazer, você pega um projeto bacana que gostaria de desenvolver se tivesse trabalhando com isso e extrai o que você precisa entender para desenvolver esse projeto, pesquisa sobre os temas e vá desenvolvendo. Pode ser que o projeto saia todo torto, porém nessa altura você já adiquiriu mais conhecimento para aprimorar o projeto. O melhor jeito de aprender é botar a mão na massa. Quando você for ver estará tudo mais nítido no decorrer do desenvolvimento.

No canal do próprio Mercês ele dá uma tonelada de dicas e livros. Se não assistiu, eu recomendo são bem esclarecedores e didáticos. Comentou sobre os cursos de eng. e cinência da computação, então deduzo que tem muito interesse em baixo nível. Sem querer fazer jabá, fiz um post em meu blog que eu tento passar de uma forma didática, uma forma de se pensar em computação. Utilizando essa base pensamento acredito que com o tempo a forma como vemos a computação muda e tudo fica mais tranquilo a partir do momento que começamos a entender toda essa abstração. No meu post eu sempre deixo as referências. Se só quiser os livros e só descer no fim do post. Nos demais posts tem mais um monte de referências. Recomendo todas as referências. Quando você entende a máquina na qual você trabalha tudo fica mais fácil, até programação melhora. Você se torna uma programador mais consciente. Não está SUPER bem escrito, mas eu tentei hehe Fica a dica:

Caso tenha alguma dúvida, manda ai que se eu puder ajudar ajudarei com maior prazer. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Do Zero Ao Um - Professores
  • 6 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...