Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Programação Moderna em C

       (5 análises)

    Fernando Mercês

    O que é?

    C é uma linguagem de programação criada na década de 60 e utilizada largamente até os dias atuais. É comum se ouvir que “metade do Universo é escrito em C” e de fato é impressionante o número de aplicações de base escritas nesta linguagem. Exemplos incluem: Linux, Apache httpd, PHP, Java, Perl, Ruby, Python e a API do Windows.

    Por que estudar C?

    Acreditamos que o estudo da linguagem C é muito benéfico para o profissional que lida com computadores, independente da área. Estudar C nos obriga a focar nas bases da computação, entender como os dados são manipulados em memória pelo sistema operacional e pelo processador, suas limitações e condições para funcionamento. Algumas vantagens de se estudar C são:

    • Pouca coisa "vem pronta" em C, nos forçando a implementar e entender as limitações da computação atual.
    • O programador tem controle quase total do contexto do programa.
    • É uma linguagem comercial, principalmente na era dos embarcados.

    Mas C não é velho?

    A linguagem foi criada há muito tempo, mas continua sendo atualizada e utilizada. Basta olhar o índice TIOBE, que mede as linguagens mais em alta no mundo, para comprovar o que dissemos. A última atualização na especificação padrão foi em 2011 mas os compiladores adicionam extensões periodicamente. O gcc (GNU Compiler Collection) e o Visual Studio, da Microsoft, são bem famosos, mas há também o clang que ganhou bastante espaço recentemente.

    Instrutor

    @Fernando Mercês

    O treinamento

    O treinamento Programação Moderna em C aborda aspectos modernos da linguagem, bem como do ecossistema para desenvolvimento de aplicações em C, como o SO, editores de texto, IDE’s, etc.

    O curso está no YouTube, no nosso canal Papo Binário, sem nenhum custo. São 20 aulas em 23 vídeos. Segue a lista:

    Aula 0: Preparando o ambiente
    Aula 1: Funções main() e printf()
    Aula 2: Variáveis booleanas e do tipo char
    Aula 3: Variáveis do tipo int
    Aula 4: Variáveis do tipo float
    Aula 5: Arrays
    Aula 6: Operadores aritiméticos
    Aula 7: Operadores lógicos
    Aula 8: Operadores bit-a-bit
    Aula 9: Condicional if
    Aula 10: Repetições (Parte 1/2)
    Aula 10: Repetições (Parte 2/2)
    Aula 11: Ponteiros (Parte 1/2)
    Aula 11: Ponteiros (Parte 2/2)
    Aula 12: Indexação de arrays e ponteiros
    Aula 13: Alocação dinâmica de memória
    Aula 14 - Estruturas e Uniões
    Aula 15 - Funções
    Aula 16 - Macros
    Aula 17 - Escopo e classes de armazenamento
    Aula 18 - Projeto readpe (Parte 1/3)
    Aula 19 - Projeto readpe (Parte 2/3)
    Aula 20 - Projeto readpe (Parte 3/3)

     

    Editado por Fernando Mercês



    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Criar uma conta

    Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

    Crie uma nova conta

    Entrar

    Já tem uma conta? Faça o login.

    Entrar Agora

×