Ir para conteúdo
  • Dicas para fazer as compras de fim de ano de maneira mais segura


    Bruna Chieco

    O ano está acabando e provavelmente você ainda deve estar fazendo aquela comprinhas para aproveitar as festas que vem por aí nos próximos dias. Por isso, preparamos mais algumas dicas de como se proteger em compras online para que você evite cair em fraudes e golpes, que podem ser ainda mais comuns em um período em que o e-commerce está em alta – e os criminosos estão de olho.

    • Antes de realizar qualquer compra, verifique a autenticidade da loja. Uma pesquisa no Reclame Aqui ou uma lida no Sobre Nós da loja é válida para que você veja se aquele e-commerce é confiável mesmo ou se não está copiando uma descrição de outro site – que pode ser também tão fake quanto.
    • Produtos com preços abaixo do normal são sempre um sinal de alerta. Não acredite em promoções de sites não conhecidos e pesquise bem antes de fechar a compra.
    • Evite colocar dados de cartão de crédito em sites e aplicativos que não são utilizados por você com frequência. O cartão de crédito virtual pode ser uma boa opção, por ser usado uma única vez, se você preferir, evitando clonagem. 
    • Se optar por boleto ou transferência em uma compra de um lugar que você não conhece muito bem, verifique a identificação do beneficiário antes de confirmar  transações.
    • Nunca acredite em mensagens de SMS que pedem que você digite códigos de verificação. Esse é um golpe clássico que pode roubar seu WhatsApp, por exemplo, e sendo que é muito comum os criminosos usarem essa tática para depois extorquir vítimas se passando pelo dono da conta, pedindo dinheiro a familiares e amigos. 

    E em um ano adverso como este, com a pandemia reduzindo a possibilidade de reuniões e encontros presenciais, pode ser que você, seus familiares e amigos optem por utilizar aplicativos de chamada de videoconferência para ficar junto, ainda que virtualmente. 

    O Zoom, por exemplo, plataforma que se tornou muito popular neste período tanto para reuniões empresariais quanto para confraternizações, retirou o limite de 40 minutos para videoconferências no Natal e no Ano Novo. Assim, a partir de hoje, 23 de dezembro, até 26 de dezembro; e depois entre os dias 30 de dezembro e 2 de janeiro, as reuniões via Zoom serão ilimitadas. Para aproveitar esse benefício de maneira mais tranquila e segura, é importante gerar reuniões com senhas, mantendo assim a maior privacidade e evitando invasores e participantes desconhecidos. 

    Fique atento a esses detalhes para aproveitar um fim de 2020 com segurança. Boas festas!


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...