Captura de tela do website c-language.org em 11/03/2025
O site contém vários links para as definições do padrão da linguagem, livros, um vídeo do Brian Kernighan (que já entrevistamos no Papo Binário!) falando sobre a linguagem, uma bela FAQ e muito mais! Ponto para o Brasil na lista de comunidades ("community" no site), onde o grupo C/C++ Brasil está listado! 💚
O "atraso" de cerca 50 anos (55 se considerarmos o desenho inicial da linguagem na década de 70) é motivo de zueira na comunidade, mas uma zueira saudável, afinal C é ensinado até hoje nas universidades pelo mundo afora além de ser uma linguagem utilizada comercialmente (ao contrário do que muita gente pensa).
Esperamos que o site possa jogar uma luz sobre os novos recursos e as extensões da linguagem, talvez ainda subutilizados. Só para dar alguns exemplos:
#include <stdio.h> int main() { // Inferência de tipo - extensão do GNU C, mas o livro "Effective C" diz que tá na C23 também auto x = 3; // a variável x é int porque um valor do tipo int foi atribuído a ela printf("%i\n", x);// Prefixo 0b para literais e especificador de formato %b para printf() - C23 int y = 0b10101010; printf("%b\n", y);// bool como palavra-chave, sempre 0 ou 1 - C23 bool b = true; b = 2; printf("%i\n", b); // imprime 1}No site, C é apresentado como a língua franca das linguagens de programação, ou seja, o idioma comum entre programadores e programadoras do mundo inteiro. Nas palavras do site, algo como o latim foi na Europa medieval, o chinês no leste asiático ou o inglês é hoje no mundo corporativo. Ousado, mas quem afirma o contrário? 😄
Em tempo, se você está estudando C ou pretende começar, te convido a fazer o nosso curso gratuito Programação Moderna em C. Nele você aprende vários conceitos importantes da linguagem e ganha uma base para computação em geral. O ambiente do curso envolve uma máquina virtual com Linux, mas nada impede de você segui-lo com WSL, no macOS ou mesmo no Windows com algum compilador C (CodeBlocks, DevC++, Visual Studio Community, etc), embora alguns exemplos precisem ser adaptados para serem replicados.
Agradecimentos ao Thiago Adams, do grupo C/C++ Brasil, por avisar no grupo que o site foi lançado!
- 5 comments
- 1,518 views