Engenharia reversa de software é a técnica para entender como um trecho de código funciona sem possuir seu código-fonte. É aplicável em diversas áreas da tecnologia como:
Análise de malware Reimplementação de software e protocolos Correção de bugs Análise de vulnerabilidades Adição/Alteração de recursos no software Proteções anti-pirataria Alguns termos e abreviações para a engenharia reversa incluem: RCE (Reverse Code Engineering), RE, e reversing.
Como funciona?
Quando um programa tradicional é construído, o resultado final é um arquivo executável que possui uma série de instruções em código de máquina para que o processador de determinada arquitetura possa executar. Com ajuda de software específicos, profissionais com conhecimentos dessa linguagem (em nosso caso, Assembly) podem entender como o programa funciona e, assim, estudá-lo ou até fazer alterações no mesmo.
O curso
Este curso é uma sólida introdução sobre Engenharia Reversa. Nele os estudantes aprendem, desde o zero e com a preocupação de entender o motivo de cada passo, como reverter programas básicos em Windows, adquirindo assim todo o conhecimento necessário para seguir seus estudos em desafios mais avançados na análise de malware e engenharia reversa de aplicações em geral. Cada tópico prático do curso é acompanhado de um ou mais exercícios para fixação do conteúdo.
O que você vai aprender
A Engenharia Reversa e Suas Aplicações Falando em Binário e em Hexadecimal Arquivos Arquivos Binários Cadeias de Texto ASCII e UNICODE Arquivos Executáveis Cabeçalhos e Campos Seções e Mapeamento em Memória Carregamento de Programas Introdução ao Assembly x86-64 Arquiteturas Registradores Instruções Básicas Funções e Convenção de Chamadas Microsoft x64 Debugging Básico Opcodes, Mnemônicos e Instruções Breakpoints de software e hardware Patching A professora
@thayse.solis é Engenheira de Computação, Mestre em Informática e atua como Analista de Segurança Ofensiva na Vultus, dedicando-se a identificar vulnerabilidades e simular ataques para testar a eficácia da postura de segurança de empresas. Nutre uma profunda paixão por segurança cibernética e motivada pelo desafio e curiosidade em compreender como as coisas funcionam, encontrou a área de Engenharia Reversa, à qual tem se dedicado com entusiasmo.
Pré-requisitos
Lógica de programação Computador próprio com: VMware Player ou Workstation instalado (é gratuito) A máquina virtual entregue é para arquitetura Intel, AMD e compatíveis. Computadores com processadores ARM precisam emular a máquina virtual, o que deixa tudo muito lento. Se você só tiver acesso a computadores com processadores ARM, vai precisar criar sua própria máquina virtual de Windows. Capacidade para rodar uma máquina virtual de 4 GB de RAM e 60 GB de disco Última versão do Zoom instalada. Próximas turmas
A definir.
- Instructor: thayse.solis
- 9,147 views
-