Jump to content
  • Sign in to follow this  

    Everis sofre ataque de ransomware


    Bruna Chieco

    A Everis, provedora de software espanhola que pertence ao grupo NTT Data, sofreu um ataque do ransomware BitPaymer nesta segunda-feira e teve seus sistemas criptografados. Segundo o site BleepingComputer, após o início do ataque, a companhia enviou um comunicado interno informando que estava sob um "ataque massivo de vírus em sua rede" e orientou os funcionários a manterem suas máquinas desligadas. As redes foram desconectadas dos clientes e entre os escritórios. 

    O ransomware criptografou os arquivos dos sistemas da empresa usando a extensão .3v3r1s. Os atacantes enviaram nota à Everis informando sobre o ataque e solicitando 750 mil euros para desbloquear os arquivos, segundo o bitcoin.es. 💸

    Além da Everis, a rede de estações de rádio espanhola Cadena SER também sofreu um ataque de ransomware hoje, dessa vez, com variação desconhecida. A rede divulgou nota oficial informando sobre o ataque. Todos os computadores foram desconectados, mas suas atividades continuam por meio de um auxiliar da sede em Madri. O INCIBE, Instituto Nacional de Ciberseguridad da Espanha, está ajudando a estação de rádio a restaurar seus dados criptografados e a colocar seus sistemas online novamente.

    Há uma suspeita de que os ataques exploram o BlueKeep (CVE- 2019-0708), vulnerabilidade descoberta na implementação do Remote Desktop Protocol da Microsoft, mas não há evidências para apoiar essa teoria, apesar de, supostamente, a Everis ter centenas de servidores diretamente expostos a conexões com a Internet. 

    Sign in to follow this  


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...