Ir para conteúdo
  • Pesquisadores descobrem campanha de phishing com foco em usuários do Skype


    Bruna Chieco

    O Cofense Phishing Defense Center descobriu uma nova campanha de phishing que utiliza o Skype para tentar enganar vítimas. A plataforma de videochamadas foi mais uma que teve um pico recente de uso em meio à crise do novo coronavírus (COVID-19) e à necessidade de manter os funcionários em trabalho remoto, se tornando também alvo de cibercriminosos. O ataque foi encontrado em ambientes de e-mail protegidos pelo Proofpoint e pelo Microsoft 365 EOP.

    Segundo a Cofense, os cibercriminosos criaram um e-mail "assustadoramente semelhante a uma notificação pendente legítima vinda do Skype", com a falsificação de um número de telefone e endereço de e-mail do Skype convincente. Porém, o remetente real pode ser encontrado no caminho de retorno exibido como "enviado de". E-mails sobre notificações pendentes são comuns em algumas plataformas, o que facilita que a vítima acabe acessando o e-mail infectado. O ataque foi hospedado em um domínio de nível superior .app, exibindo um ícone confiável, enganando os usuários.

    Ao clicar no link do e-mail, o usuário recebe uma representação da página de login do Skype, mas se inspecionar a URL, verá que contém a palavra Skype para adicionar ainda mais senso de autenticidade. Os cibercriminosos adicionaram ainda o logotipo da empresa do destinatário à caixa de login, bem como um aviso na parte inferior informando que a página é para "uso autorizado" dos usuários da empresa. O nome de usuário também é preenchido automaticamente, devido à URL que contém a base64 do endereço de e-mail de destino, levando o usuário a digitar sua senha. ?


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...