
A China proibiu o uso do mais famoso software substituto ao Bloco de Notas, o Notepad++, devido aos protestos do desenvolvedor contra a política de Hong Kong e as violações dos direitos humanos do povo Uyghur. Segundo o BleepingComputer, o próprio desenvolvedor do Notepad++ afirmou que o bloqueio provavelmente está sendo feito devido ao lançamento de suas edições 'Stand with Hong Kong' e 'Free Uyghur', que foram nomeadas desta forma para mostrar a situação dos povos de Hong Kong e Uyghur.
Ao tentar fazer download do Notepad++ com navegadores de origem na China, como o Tencent, os usuários recebem uma mensagens dizendo que o site foi bloqueado. A mensagem do navegador é traduzida como:
"A Central de Segurança do Site Tencent lembra que este site pode conter conteúdo ilegal".
"Este site foi denunciado por um grande número de usuários e pode ter publicado conteúdo que é proibido pelo Estado. Para proteger sua segurança pessoal e patrimonial, é recomendável que você o visite com cuidado".
Os bloqueios não são exclusivos do navegador e também são encontrados em outros navegadores com base na China, como o 360 Chrome, que exibiu a seguinte mensagem:
"O site que você está visitando contém informações ilegais. Feche a página".
Até o momento, a página inicial do Notepad++ ainda pode ser acessada em navegadores chineses, estando apenas as páginas de download bloqueadas.
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.