Ir para conteúdo
  • Quase 200 apps gratuitos foram baixados com adwares maliciosos


    Bruna Chieco

    A Trend Micro identificou uma campanha de adware, denominada AndroidOS_HiddenAd.HRXAA e AndroidOS_HiddenAd.GCLA, na qual 182 aplicativos de jogos e câmeras livres para download estavam infectados com adwares maliciosos. De acordo com a empresa de segurança, o adware pode esconder ícones de aplicativos infectados, exibindo anúncios de tela cheia e não permitindo que eles sejam imediatamente fechados, evitando a detecção do Sandbox.

    Dos 182 aplicativos carregados de adwares, 111 foram encontrados no Google Play Store. O restante está em lojas de aplicativos terceirizadas, incluindo 9Apps e PP Assistant. A Trend Micro identificou ainda que 43 dos 111 aplicativos hospedados no Google Play eram exclusivos ou tinham recursos distintos, enquanto os outros eram aplicativos duplicados. 

    A campanha disfarçada de aplicativos de jogo e câmera foi detectada pela Trend Micro em meados de junho deste ano, e com base no comportamento dos aplicativos, foi feita uma análise sobre os nomes dos pacotes, rótulos, tempo de publicação, horários offline, estruturas de código, e estilos e recursos de código. Após essa análise, a Trend Micro  concluiu que a campanha de adware está ativa desde 2018 e que os aplicativos são da mesma campanha, apesar de terem sido submetidos por diferentes desenvolvedores.

    Mas não se preocupe! Os aplicativos envolvendo a campanha de adware já foram removidos da plataforma Google Play ? - mas antes de serem removidos, os apps tiveram mais de 9,3 milhões de downloads! ?


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...