Jump to content
  • Sign in to follow this  

    Quase 200 apps gratuitos foram baixados com adwares maliciosos


    Bruna Chieco

    A Trend Micro identificou uma campanha de adware, denominada AndroidOS_HiddenAd.HRXAA e AndroidOS_HiddenAd.GCLA, na qual 182 aplicativos de jogos e câmeras livres para download estavam infectados com adwares maliciosos. De acordo com a empresa de segurança, o adware pode esconder ícones de aplicativos infectados, exibindo anúncios de tela cheia e não permitindo que eles sejam imediatamente fechados, evitando a detecção do Sandbox.

    Dos 182 aplicativos carregados de adwares, 111 foram encontrados no Google Play Store. O restante está em lojas de aplicativos terceirizadas, incluindo 9Apps e PP Assistant. A Trend Micro identificou ainda que 43 dos 111 aplicativos hospedados no Google Play eram exclusivos ou tinham recursos distintos, enquanto os outros eram aplicativos duplicados. 

    A campanha disfarçada de aplicativos de jogo e câmera foi detectada pela Trend Micro em meados de junho deste ano, e com base no comportamento dos aplicativos, foi feita uma análise sobre os nomes dos pacotes, rótulos, tempo de publicação, horários offline, estruturas de código, e estilos e recursos de código. Após essa análise, a Trend Micro  concluiu que a campanha de adware está ativa desde 2018 e que os aplicativos são da mesma campanha, apesar de terem sido submetidos por diferentes desenvolvedores.

    Mas não se preocupe! Os aplicativos envolvendo a campanha de adware já foram removidos da plataforma Google Play 🙌 - mas antes de serem removidos, os apps tiveram mais de 9,3 milhões de downloads! 😱

    Sign in to follow this  


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...