Ir para conteúdo

Java - Como calcular média ponderada???


Posts Recomendados

Boa tarde, tenho um método para fazer em linguagem java que calcule a média ponderada de notas de alunos numa certa questão. Essa questão pode estar inserida em vários testes e por isso ter várias classificações e diferentes números de alunos que responderam. 

Exemplo: 

Uma pergunta respondida por 10 alunos, com uma classificação média de 0.80 (80%) num teste e foi também respondida por 20 alunos, noutro teste, com uma classificação média de 0.75 (75%)

  • Média ponderada: (0.80*10 + 0.75*20) / (10+20) = 0.77 (= 0.76666)

Se adicionarmos um 3º grupo de 15 alunos, com uma classificação média de 0.60

  • a média ponderada fica (0.80*10 + 0.75*20 + 0.60*15) / (10+20+15) = 0.71 (= 0.7111111)

 

A minha dúvida é como guardar esses valores todos, de modo a ir buscar sempre os valores antigos quando um grupo novo com uma classificação nova é inserido.

Alguém pode ajudar?

Obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Apoiador Nibble
Em 01/05/2021 em 09:47, Marta Santos disse:

Boa tarde, tenho um método para fazer em linguagem java que calcule a média ponderada de notas de alunos numa certa questão. Essa questão pode estar inserida em vários testes e por isso ter várias classificações e diferentes números de alunos que responderam. 

Exemplo: 

Uma pergunta respondida por 10 alunos, com uma classificação média de 0.80 (80%) num teste e foi também respondida por 20 alunos, noutro teste, com uma classificação média de 0.75 (75%)

  • Média ponderada: (0.80*10 + 0.75*20) / (10+20) = 0.77 (= 0.76666)

Se adicionarmos um 3º grupo de 15 alunos, com uma classificação média de 0.60

  • a média ponderada fica (0.80*10 + 0.75*20 + 0.60*15) / (10+20+15) = 0.71 (= 0.7111111)

 

A minha dúvida é como guardar esses valores todos, de modo a ir buscar sempre os valores antigos quando um grupo novo com uma classificação nova é inserido.

Alguém pode ajudar?

Obrigada.

Boa tarde,

Não é minha "praia" mas vou tentar ajudar!
Tenta imaginar uma classe "colecionadora" cuja instanciação cria um objeto que armazena uma determinada questão com e todas as pontuações atingidas pelos alunos.

Depois você precisa criar outra classe que reúna objetos da classe anterior e efetue o cálculo da média ponderada.

Não sou javeiro e por isso não tenho como escrever essas declarações. Eventualmente alguém mais pode ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...