Jump to content
  • CERT da Polônia lança ferramenta de descriptografia para ransomware Mapo


    Bruna Chieco

    O Centro de Estudos para Resposta e Tratamento de Incidentes em Computadores (CERT) da Polônia lançou uma a ferramenta de descriptografia gratuita para o ransomware Mapo, que é uma variante do GarrantyDecrypt/Outsider. A ferramenta, que está disponível para download, trabalha com arquivos criptografados com a extensão .mapo e a nota de resgate anexada como arquivo "MAPO-Readme.txt":. O trabalho foi feito em conjunto com a Kaspersky. 

    Para utilizar a ferramenta, primeiramente é preciso verificar se o ransomware não está mais em execução, pois se tiver, os arquivos podem ser criptografados novamente. A chave para utilização da ferramenta está disponível em https://mapo.cert.pl. Depois disso, é preciso fazer o upload do arquivo de nota de resgate. O CERT publicou passo a passo, em inglês, para essa descriptografia.

    Essa iniciativa deve ser um exemplo para demais órgãos de resposta a incidentes. Existem outras iniciativas privadas de pessoa e empresas que se reúnem para tentar fazer softwares que desencriptam arquivos das vítimas de ransomware gratuitamente. Abaixo colocamos algumas dessa empresas que trabalham nessas iniciativas, com alguns sites disponíveis também em português:



    User Feedback

    Recommended Comments

    Olá, só novo por aqui mais quero agradecer pela informação. Isso é algo de grande relevância, que nos ajudará bastante. Obrigado pela informação! 

    • Curtir 1

    Share this comment


    Link to comment
    Share on other sites


    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...