Um aplicativo denominado Bluetana ajuda a rastrear skimmers – o famoso "chupa-cabra" – de cartões de crédito. O objetivo é identificar skimmers colocados em postos de combustível nos Estados Unidos, onde serviço de abastecimento de carros normalmente é self-service. De acordo com o KrebsOnSecurity, o aplicativo tem auxiliado as autoridades policiais a localizar com mais rapidez e precisão os postos comprometidos em todo o país.
Os dispositivos de skimming podem ser conectados a componentes eletrônicos dentro das bombas de gás de maneira muito rápida, e ao se conectarem com a fonte de alimentação interna da bomba, os skimmers operam indefinidamente, sem necessidade de baterias, acessando mais de um alvo. Esses skimmers também são fabricados para transmitir os dados de cartões e PINs roubados via Bluetooth. Ou seja, os atacantes podem coletar os dados roubados os conectando remotamente a partir de um dispositivo habilitado para Bluetooth. ?
O novo aplicativo foi idealizado por cientistas da computação da Universidade da Califórnia, em San Diego, e da Universidade de Illinois em Urbana e Champaign. Eles alegam ter desenvolvido o app com auxílio do Serviço Secreto dos Estados Unidos. Cerca de 44 voluntários foram equipados com o Bluetana durante um ano de experiência para testar a eficácia do aplicativo de escaneamento. Durante esse período, foram escaneados 1.185 postos de gasolina em seis estados, e o Bluetana detectou um total de 64 skimmers em quatro desses estados.
Hoje, o Bluetana já é utilizado por agências em diversos estados do país. ?
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.