Durante a edição 2020 de sua Worldwide Developers Conference (WWDC), a Apple anunciou novos recursos de privacidade e segurança para usuários de iOS e macOS. A conferência foi realizada de maneira totalmente virtual, e segundo o ZDNet, o tema deste ano foi o aprimoramento da privacidade do usuário, com foco especial no setor de publicidade on-line.
Este ano, a Apple anunciou alguns recursos que tornarão mais difícil para os anunciantes on-line rastrearem usuários, além de outras funcionalidades relacionadas à maior privacidade:
- Novos avisos de divulgação de privacidade de aplicativos.
- Permissões para rastreamento em aplicativos.
- Localização do proxy.
- Novo indicador de câmera e microfone.
- Novo botão de privacidade em Safari.
Segundo a Apple, o novo sistema de interface do usuário deixará visível aos usuários que tipo de dados cada aplicativo coleta sobre eles. Além disso, agora os apps também precisam divulgar com precisão os dados que eles usam para rastrear usuários na Internet. A Apple disse que os aplicativos de rastreamento precisam solicitar uma permissão especial dos usuários daqui para frente.
Haverá ainda a possibilidade de diminuir o compartilhamento de local. A partir do final deste ano, os usuários poderão compartilhar "localização do proxy" em vez de coordenadas precisas. A Apple também adicionou um novo recurso para combater aplicativos que acessam secretamente a câmera e o microfone de um dispositivo iOS.
No Mac, o Safari deve receber uma atualização com um botão "Privacidade" na barra de ferramentas que, semelhante aos recursos anti-rastreamento já presentes no Chrome, Firefox e Edge, mostrará aos usuários informações sobre todos os scripts do rastreador carregados/bloqueados nos sites visitados.
Edited by Bruna Chieco
Recommended Comments
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.