Ir para conteúdo
  • Apple, Google, Microsoft e Mozilla se unem para desenvolver plataforma comum de extensão de navegadores


    Bruna Chieco

    As empresas Apple, Google, Microsoft e Mozilla, donas dos navegadores Safari, Chrome, Microsoft Edge e Firefox, respectivamente, anunciaram o lançamento do WebExtensions Community Group (WECG), que tem como objetivo desenvolver uma plataforma de extensão de navegador comum.

    A ideia é explorar como os fornecedores de navegadores e outras partes interessadas podem trabalhar juntos para desenvolver essa plataforma, já que há vários navegadores adotando um modelo amplamente compatível para extensões nos últimos anos. Outros fabricantes de navegadores, desenvolvedores de extensões e partes interessadas são bem-vindos a se juntarem ao projeto, diz publicação do grupo.

    "Este grupo de comunidade busca alinhar-se em uma visão comum para extensões de navegador e trabalhar para padronização futura", destaca o post. Especificamente, o planejamento envolve facilitar a criação de extensões para desenvolvedores, especificando um modelo consistente e um núcleo comum de funcionalidade, APIs e permissões; e descrever uma arquitetura que aprimore o desempenho e seja ainda mais segura e resistente a abusos.

    O grupo destaca que o trabalho será guiado por um conjunto comum de princípios centrado no usuário, compatibilidade, desempenho, segurança, privacidade, portabilidade, manutenção e comportamento bem definido. "Usando o modelo de extensões existente e APIs suportados pelo Chrome, Microsoft Edge, Firefox e Safari como base, começaremos trabalhando em uma especificação. Nosso objetivo é identificar um terreno comum, trazer implementações em um alinhamento mais próximo e traçar um curso para evolução futura", destaca a publicação.

    Os aspectos da plataforma de extensões da web ou das implementações existentes não serão especificados, pois a intenção é que navegadores continuem inovando e enviando APIs que podem servir de base para melhorias adicionais na plataforma de extensões da web, diz o grupo. Além disso, não há planos de especificar, padronizar ou coordenar a assinatura ou entrega da extensão. "Cada fornecedor de navegador continuará a operar sua loja de extensões de forma totalmente independente, com suas próprias políticas técnicas, de revisão e editoriais".

    O grupo mantém ainda um regulamento e uma página no GitHub para quem quiser acompanhar o trabalho. "Assim que tivermos o primeiro rascunho da especificação do editor, estaremos convidando a comunidade de extensões a contribuir com ele".


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...