Um arquivo contendo dados supostamente retirados de 500 milhões de perfis do LinkedIn foi colocado à venda em um fórum de hackers popular, segundo informa o CyberNews. Os arquivos vazados contêm informações sobre os usuários da rede social cujos dados foram supostamente copiados pelo atacante, incluindo seus nomes completos, endereços de e-mail, números de telefone, informações sobre o local de trabalho e mais.
Os dados estão sendo vendidos por cerca de US$ 2 em créditos no fórum, e o ator da ameaça parece estar leiloando o banco de dados de usuários por pelo menos uma soma de 4 dígitos, provavelmente em bitcoin. O autor da postagem afirma que os dados foram copiados do LinkedIn, o que foi confirmado pela equipe do CyberNews após análise das amostras fornecidas no fórum de hackers.
Os arquivos vazados parecem conter apenas informações de perfil do LinkedIn, não sendo encontrado nenhum dado profundamente sensível, como detalhes de cartão de crédito ou documentos legais na amostra postada pelo ator da ameaça.
Não está claro, contudo, se o ator da ameaça está vendendo perfis atualizados do LinkedIn ou se os dados foram obtidos ou agregados de uma violação anterior sofrida pela rede social ou por outras empresas. Uma declaração do LinkedIn afirma que os dados para venda não foram adquiridos como resultado de uma violação de dados, sendo na verdade uma agregação de dados de vários sites e empresas.
O CyberNews disponibilizou um verificador de vazamento de dados pessoais com mais de 780 mil endereços de e-mail associados a esse vazamento. Acesse aqui.
Recommended Comments
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.