
A Canon sofreu um ataque de ransomware afetando serviços como seu e-mail, o Microsoft Teams, o site dos Estados Unidos e outros aplicativos internos. Uma fonte entrou em contato com o BleepingComputer e compartilhou a imagem de uma notificação enviada pela empresa intitulada "Mensagem do Centro de Serviços de TI". A notificação declara que a Canon está enfrentando "problemas amplos no sistema que afetam vários aplicativos, Teams, e-mail, e outros sistemas podem não estar disponíveis no momento". O site da Canon EUA está em manutenção, e há ainda uma lista de domínios que parecem ser afetados por essa interrupção.
O BleepingComputer obteve também uma captura de tela parcial da suposta nota de resgate da Canon, identificada como sendo do ransomware Maze. Depois de entrar em contato com os operadores de ransomware, o Maze informou ao BleepingComputer que o ataque foi realizado e eles roubaram "10 terabytes de dados, bancos de dados privados, etc.".
O Maze é um ransomware direcionado a empresas e que compromete e se espalha lateralmente através de uma rede até obter acesso a uma conta de administrador e ao controlador de domínio do sistema Windows. Durante esse processo, o Maze rouba arquivos não criptografados de servidores e backups, e os carrega nos servidores do atacante.
Assim, o Maze implanta o ransomware em toda a rede para criptografar os dispositivo, e se uma vítima não pagar o resgate, o Maze pode distribuir publicamente os arquivos roubados em um site de vazamento de dados. Em comunicado ao BleepingComputer, a Canon diz que "está, atualmente, investigando a situação".
Edited by Bruna Chieco
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.