Um ataque de ransomware à petroleira estatal mexicana Petroleos Mexicanos (Pemex) interrompeu os sistemas de cobrança da empresa. De acordo com a Bloomberg, a Pemex teve que recorrer ao faturamento manual de pagamento de funcionários e fornecedores após o ataque. No setor de refino, alguns funcionários não conseguiram acessar e-mails ou a Internet na semana passada, e os computadores estavam operando mais devagar.
A Pemex disse em um post no Twitter que os terminais de armazenamento de combustível estavam operando regularmente e o fornecimento de gasolina estava garantido.
Há indicações de que o malware implantado no Pemex pode ser o DoppelPaymer, de acordo com a empresa de segurança cibernética Crowdstrike Inc. Esse ransomware foi visto pela primeira vez em ataques ocorridos em junho e que são tipicamente executados contra “alvos de alto valor”, como uma organização de assistência médica, distrito escolar ou gráfica. Normalmente, os alvos são companhias que estão "em alta", se sentindo compelidas a pagar um resgate.
Edited by Bruna Chieco
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.