Um ataque de ransomware a uma empresa de TI em Wisconsin afetou mais de 100 casas de repouso nos Estados Unidos. De acordo com o KrebsOnSecurity, a empresa atacada, Virtual Care Provider Inc. (VCPI), oferece consultoria em TI, acesso à Internet, hospedagem de dados e serviços de segurança a essas casas, e o ataque impede que esses centros de atendimento acessem registros médicos cruciais dos pacientes. ?
No total, a VCPI é responsável por manter aproximadamente 80 mil computadores e servidores que auxiliam as instalações médicas. O ataque ocorreu no dia 17 de novembro. A variação do ransomware utilizada para o crime foi a Ryuk. Todos os dados que a empresa hospeda para seus clientes foram criptografados, e o resgate solicitado foi de US$ 14 milhões para desbloquear os arquivos.
As instalações de atendimento que a VCPI atende acessam seus registros e outros sistemas terceirizados por meio de uma plataforma de rede virtual privada (VPN) baseada no sistema Citrix. Restaurar o acesso do cliente a essa funcionalidade é a principal prioridade da empresa no momento. A VCPI declarou, contudo, que não pode pagar o valor do resgate exigido e disse que alguns clientes correm o risco de ter que fechar as portas se a empresa não conseguir se recuperar do ataque. ?
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.