A desenvolvedora de jogos japonesa Capcom revelou que sofreu um ataque cibernético que está afetando suas operações de negócios, incluindo sistemas de e-mail, informou o BleepingComputer. Em um "aviso sobre problemas de rede", a empresa afirma que começou a ter problemas com seus servidores de arquivo e e-mail na manhã de 2 de novembro de 2020. Após determinar que foi um ataque cibernético, eles interromperam parte de sua rede corporativa para evitar que o ataque se propagasse.
"No início da madrugada de 2 de novembro de 2020, algumas das redes do Grupo Capcom tiveram problemas que afetaram o acesso a certos sistemas, incluindo e-mail e servidores de arquivos. A empresa confirmou que isso se deve ao acesso não autorizado realizado por terceiros, que interrompeu algumas operações de suas redes internas a partir de 2 de novembro", diz o comunicado obtido pelo BleepingComputer
Desde o ataque, a Capcom tem exibido avisos em seu site alertando os visitantes de que e-mails e solicitações de documentos não serão respondidos devido ao impacto nos sistemas da empresa. A Capcom diz ainda que sua investigação atual não detectou que nenhum dado de cliente tenha sido roubado. Mesmo assim, a empresa não confirma se seus dados corporativos foram exfiltrados durante o ataque.
Embora a Capcom não tenha declarado que se trata de um ataque de ransomware, fontes disseram ao BleepingComputer que a Capcom sofreu um ataque pelo TrickBot em agosto, o que comumente leva a ataques do ransomware Ryuk ou Conti. A operação de ransomware REvil, ironicamente nomeada em homenagem a Resident Evil, declarou em uma entrevista recente que havia violado uma “grande empresa de jogos” e iria anunciar isso em breve, mas não se sabe se essa declaração está relacionada ao ciberataque da Capcom.
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