Ir para conteúdo
  • Dados de influenciadores do Instagram vazam na Internet


    Bruna Chieco

    Uma base de dados com informações de contatos de milhões de influenciadores no Instagram, celebridades e marcas foi encontrada na Internet. Segundo o site TechCrunch, a base de dados, que é hospedada pela Amazon Web Services, foi exposta sem senha, permitindo a qualquer pessoa o acesso às informações. Foram cerca de 49 milhões de registros vazados que, segundo o TechCrunch, aumentavam a cada hora. ?

    Cada registro continha dados públicos extraídos de contas de influenciadores do Instagram, incluindo a biografia, foto do perfil, número de seguidores, se eles são verificados e a localização por cidade e país. Além disso, também foram divulgadas informações privadas, como o endereço de e-mail e o número de telefone do proprietário da conta do Instagram. O TechCrunch disse ainda que rastreou a origem da base de dados. É de uma empresa localizada em Mumbai chamada Chtrbox, que paga influenciadores para publicar conteúdo patrocinado em suas contas. Cada conta continha informações sobre o valor daquele perfil com base em número de seguidores, engajamento, alcance, likes e compartilhamentos. A métrica é utilizada para determinar quando a companhia poderia pagar uma celebridade ou influenciador para publicar um anúncio.

    A Chtrbox já desativou o acesso ao banco de dados. Procurada pelo TechCrunch, a empresa não respondeu ao pedido de comentários e a várias perguntas, incluindo como obteve endereços de e-mail e números de telefone privados de contas do Instagram. O caso ocorre dois anos depois o Instagram admitir que um bug de segurança na API de desenvolvimento permitiu que atacantes obtivessem endereços de e-mail e números de telefone de seis milhões de contas do Instagram. Os invasores venderam os dados em troca de bitcoins.

    O Facebook, dono do Instagram, enviou comunicado ao TechCrunch informando que está analisando a questão para entender se os dados descritos, incluindo e-mail e números de telefone, são do Instagram ou de outras fontes. "Também estamos questionando a Chtrbox para entender de onde esses dados vieram e como se tornaram disponíveis publicamente", acrescentou.


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...