
Todos nós ouvimos falar recentemente do lançamento do novo servidor DNS público, o 1.1.1.1, provido pela Cloudflare com a promessa de ser mais rápido e seguro. O servidor atende de fato ao que é prometido e tem agradado a maioria de seus usuários, mas mesmo com toda essa tecnologia não há como escapar do maior inimigo da máquina: o ser humano. ?
Com o intuito de saber quais IPs são confiáveis ou não, a empresa possui uma lista hard-coded de IPs que pertencem a ela e queria eliminar isto, criando então uma API que faria este trabalho e chamando-a de Provision API. Junto a isto há também uma grande funcionalidade de segurança presente neste servidor chamada de Gatebot, que se resume a uma série de técnicas de mitigação de ataques.
Alguns disseram que foi um ataque de DDoS, mas a Cloudflare publicou em seu blog no dia 31 de maio que foi um erro cometido por eles, e não por algo externo. O erro de certa forma é simples, mas de grande impacto para todos os usuários do servidor DNS. A questão é que, quando o Gatebot foi implementado junto da API esta não sabia que os intervalos de IP 1.1.1.0/24 e 1.0.0.0/24 eram especiais (da própria Cloudflare), com isto, já podemos imaginar no que deu, não é mesmo? Sim... um falso positivo.
Esta falta de atenção por assim dizer causou impacto em todos os usuários do servidor por 17 minutos (os deixando sem resolução de nomes) pelo fato do Gatebot pensar que este range de IP era malicioso, levantando várias dúvidas sobre o funcionamento do serviço entregue pela Cloudflare.
Mesmo com tudo isto a empresa não se abalou e, além de resolver o problema rapidamente também pediu desculpas aos seus usuários e listou as lições aprendidas com o incidente. ?
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.