O exército francês está formando uma equipe de escritores de ficção científica para prever possíveis ameaças do futuro. A notícia divulgada pela BBC conta que a Defense Innovation Agency (DIA), agência do governo da França focada em inovação em defesas, vai reunir visionários que devem propor cenários de disrupção que estrategistas militares não conseguiriam pensar sozinhos. A França tem investido em uma abordagem mais inovadora em termos de defesa, e o trabalho altamente confidencial da equipe ajudará as Forças Armadas do país a lutar contra elementos maliciosos.
A equipe denominada "red team" será composta por apenas quatro ou cinco escritores de ficção científica. Esse grupo deverá pensar de forma mais criativa do que os membros mais tradicionais do exército, ou seja, através de dramatizações e outras técnicas, a equipe tentará imaginar como organizações terroristas ou Estados estrangeiros poderiam usar tecnologia avançada para atacar. ?
Além dessa abordagem "futurista", a França investiu recentemente e outro aparatos tecnológicos na defesa do país. Foi exibido nas comemorações da Queda da Bastilha, em 14 de julho, o aparelho de microondas Nerod F5, uma arma em forma de rifle, de aparência futurista, projetada para atacar drones bloqueando os sinais do piloto. Há ainda a ideia de colocar robôs como apoio às tropas francesas no Mali, e aparentemente já há experimentos desse tipo em andamento.
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.