A Federal Trade Commission (FTC - Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos) determinou que o Facebook desembolse US$ 5 bilhões como penalização por ter violado as políticas de privacidade do usuário. ? Em 2012, a FTC acusou a rede social de enganar os usuários sobre sua capacidade de controlar a privacidade de suas informações pessoais. Alguns dados foram compartilhados com aplicativos de terceiros que eram baixados pelos "amigos" dos usuários no Facebook, sem que eles soubessem ou pudessem controlar isso.
De acordo com a FTC, a multa do Facebook alcançou um valor recorde, sendo que o montante mais alto já pago até então foi de US$ 275 milhões em um caso de violação de dados envolvendo a Equifax. Além do pagamento da multa, a rede social deverá também se submeter a novas restrições e modificar sua estrutura corporativa, se responsabilizando pelas decisões que são feitas sobre a privacidade dos usuários. O acordo com o Facebook restringe as operações de negócios da rede social e cria vários canais de compliance, e as definições da companhia sobre privacidade ficarão sujeitas a uma supervisão significativa a partir de agora. ?
Uma revisão na privacidade de todos os produtos e serviços da companhia, incluindo Instagram e WhatsApp, também faz parte do acordo, e todas decisões tomadas deverão ser documentadas em um relatório trimestral. Segundo o presidente da FTC, Joe Simons, a decisão mais importante nesse caso não foi a multa para punir o Facebook, mas sim a alteração de toda a cultura de privacidade da rede social para diminuir a probabilidade de violações contínuas. ?
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