Ir para conteúdo
  • Falha no 7-Zip permite execução remota de código


    Leandro Fróes

    Dois meses atrás o pesquisador de nick landave descobriu uma vulnerabilidade no compactador 7-zip. Dentre todos os compactadores o 7-zip é um dos mais complexos, não só por sua leveza e portabilidade, mas também pelo fato de entender como descompactar vários outros formatos, tais como gzip, rar, zip etc.

    Como diria tio Ben: “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades”. O código do 7-Zip é baseado principalmente em uma versão recente do UnRAR. Especialmente as partes de alto nível do código foram fortemente modificadas e com elas uma falha, devido à fragilidade do código.

    A falha se resume a um membro de uma estrutura (uma classe para ser mais exato) inicializado de forma indevida, ou seja, sem a devida verificação quanto aos dados inicializados. Esta falta de verificação assume que as coisas vão sempre acontecer de um jeito e, se não acontecerem, iniciará uma área não utilizada de memória, possibilitando corrupção de memória, RCE e por ai vai.

    A CVE (Common Vulnerabilities and Exposures) registrada foi a CVE-2018-10115 e, após a 7-Zip lançar a correção, landave publicou 
    em seu blog não só sobre a falha, mas também como ele a encontrou, como ela pode ser explorada e como corrigi-la. Um verdadeiro
    trabalho de pesquisa, não é mesmo?
    

    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...