
Dois meses atrás o pesquisador de nick landave descobriu uma vulnerabilidade no compactador 7-zip. Dentre todos os compactadores o 7-zip é um dos mais complexos, não só por sua leveza e portabilidade, mas também pelo fato de entender como descompactar vários outros formatos, tais como gzip, rar, zip etc.
Como diria tio Ben: “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades”. O código do 7-Zip é baseado principalmente em uma versão recente do UnRAR. Especialmente as partes de alto nível do código foram fortemente modificadas e com elas uma falha, devido à fragilidade do código.
A falha se resume a um membro de uma estrutura (uma classe para ser mais exato) inicializado de forma indevida, ou seja, sem a devida verificação quanto aos dados inicializados. Esta falta de verificação assume que as coisas vão sempre acontecer de um jeito e, se não acontecerem, iniciará uma área não utilizada de memória, possibilitando corrupção de memória, RCE e por ai vai.
A CVE (Common Vulnerabilities and Exposures) registrada foi a CVE-2018-10115 e, após a 7-Zip lançar a correção, landave publicou em seu blog não só sobre a falha, mas também como ele a encontrou, como ela pode ser explorada e como corrigi-la. Um verdadeiro trabalho de pesquisa, não é mesmo?
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.