O FBI prendeu esta semana um criminoso russo que tentou comprar um funcionário para implantar um malware na rede da Tesla. Segundo o BleepingComputer, o próprio Elon Musk, CEO da Tesla, confirmou que a tentativa de extorsão do funcionário em Sparks, Nevada. De acordo com os documentos de acusação, o russo de 27 anos Egor Igorevich Kriuchkov ofereceu US$ 1 milhão ao funcionário para que ele implantasse um malware desconhecido na rede de computadores da empresa por meio de um drive USB ou usando um e-mail com um anexo malicioso.
O malware forneceria a Kriuchkov e seus associados acesso aos sistemas da empresa, permitindo que eles coletassem e roubassem documentos confidenciais que mais tarde seriam usados para convencer a empresa a pagar um resgate para evitar que seus dados roubados vazassem. Kriuchkov também pretendia lançar um ataque DDoS em paralelo para desviar a atenção da equipe de segurança da empresa.
O FBI desmontou o esquema durante as tentativas de Kriuchkov de persuadir o funcionário a agir como um insider entre 15 de julho e 22 de agosto. O funcionário disse ao FBI que se comunicou com o criminoso via WhatsApp e se encontrou com ele em várias ocasiões para discutir detalhes da conspiração. O FBI reteve capturas de tela das comunicações feitas entre eles.
Além de ter a tentativa de golpe frustrada, Kriuchkov foi acusado de conspiração para intencionalmente causar danos a um computador protegido, enfrentando uma sentença máxima legal de 5 anos de prisão e multa de US$ 250 mil.
Edited by Bruna Chieco
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.