A Finlândia é o primeiro país europeu a certificar dispositivos seguros. A Agência Finlandesa de Transporte e Comunicações – Traficom lançou um selo de segurança cibernética que tem como objetivo garantir aos consumidores que os dispositivos rotulados possuem recursos básicos de segurança da informação. O rótulo Cybersecurity pode ser concedido a dispositivos inteligentes em rede. Para isso, eles precisam atender a determinados critérios de certificação.
A iniciativa é resultado de uma pesquisa feita pela agência com consumidores em relação à compra e uso de dispositivos inteligentes. Uma das principais conclusões da pesquisa foi que todas os finlandeses estão preocupadas com a segurança da informação em dispositivos inteligentes e consideram muito importante que haja informações fáceis de entender sobre a segurança desses aparelhos.
O desenvolvimento do rótulo Cybersecurity começou no final de 2018, em um projeto piloto liderado pelo NCSC-FI em colaboração com outras empresas, que já receberam os primeiros rótulos de segurança cibernética. A Cozify Hub recebeu o selo por residências inteligentes; a DNA Plc pelo sistema de aquecimento inteligente Wattinen, e a Polar Electro Oy pelo seu smartwatch fitness. ✅
Recommended Comments
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.