A Polícia Federal do Amazonas está investigando fraudes bancárias eletrônicas praticadas através do Internet Banking em Manaus. A Operação Boleto Real foi deflagrada na quarta-feira, dia 10 de novembro, visando cumprir três mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal da Justiça Federal no Amazonas. Os investigados irão responder por furto mediante fraude e organização criminosa e, se condenados, poderão pegar até 16 anos de prisão.
Segundo comunicado da Superintendência Regional da Polícia Federal no Estado do Amazonas obtido pelo Mente Binária, os criminosos utilizavam contas de vítimas para efetuar o pagamento de impostos estaduais e federais, transferências e compras pela Internet, tendo movimentado ilicitamente mais de R$ 2 milhões nos últimos meses. O comunicado diz ainda que diversas empresas “de fachada” eram utilizadas para ocultar os valores obtidos por meio das atividades criminosas.
A Operação Boleto Real é resultado da força-tarefa Tentáculos de repressão a fraudes bancárias eletrônicas, coordenada pela Polícia Federal com a cooperação de instituições bancárias aderentes a um Acordo de Cooperação Técnica. Dentro da atuação conjunta, a Polícia Federal possui um Grupo Permanente de Análise para a investigação desse tipo de delito. Assim, foi identificado um estabelecimento comercial do ramo da construção civil em Manaus que se utilizava de serviços de invasão de contas bancárias, por meio da Internet, para pagamentos de boletos de compras para compor seus estoques.
A PF vem observando ainda que criminosos têm utilizado de uma estratégia denominada “fraude as a service”, ou seja, fraudes bancárias eletrônicas para obter financiamento para diversas condutas criminosas, como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, entre outras.
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.