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  • Funcionários remotos têm pouco conhecimento sobre o que é um ataque de phishing


    Bruna Chieco

    Ontem divulgamos uma notícia informando que a Microsoft passou a ser a principal isca dos ataques de phishing. Hoje, vimos uma pesquisa que informa que muitos funcionários de empresas não sabem identificar um ataque de phishing. O fato dos ataques terem aumentado devido à pandemia de COVID-19 e o decorrente crescimento do trabalho remoto gera um alerta para esses números, revelados em estudo da MobileIron obtido pelo ZDNet.

    A plataforma de segurança móvel MobileIron, baseada em Mountain View, Califórnia, analisou o impacto do trabalho remoto nos hábitos de trabalho de 1,2 mil trabalhadores nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Austrália e Nova Zelândia. Mais de dois em cada cinco (43%) dos funcionários entrevistados não têm certeza do que é um ataque de phishing, apontou o estudo. 

    Os entrevistados informaram ainda que, embora gostem de trabalhar em casa, dependem de um laptop e dispositivo móvel com acesso seguro a e-mail, aplicativos de CRM e ferramentas de colaboração de vídeo para permanecerem produtivos. Eles acreditam que a segurança de TI garante a produtividade e melhora a usabilidade dos dispositivos. No entanto, estão apenas um pouco cientes dos ataques de phishing.

    Os trabalhadores remotos acabam usando uma variedade de dispositivos móveis e acessam redes públicas de Wi-Fi, ferramentas de colaboração remota e suítes de nuvem para o trabalho. Segundo estudo, eles veem a tecnologia não confiável como o maior obstáculo à produtividade.

    Brian Foster, vice-presidente sênior de gerenciamento de produtos da MobileIron, destaca que os atacantes estão cientes de que as pessoas estão usando seus dispositivos móveis vagamente protegidos mais do que nunca para acessar dados corporativos. Assim, os ataques de phishing crescem cada vez mais. Ele alerta que toda empresa precisa implementar uma estratégia de segurança centrada em dispositivos móveis que priorize a experiência do usuário e permita que os funcionários mantenham a produtividade máxima em qualquer dispositivo, em qualquer lugar, sem comprometer a privacidade pessoal.

    Um ponto de atenção é que os phishers também usam HTTPS, que não é garantia de que o site seja idôneo, como explicamos no seguinte vídeo:

     


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