Ir para conteúdo
  • GambiConf: pra quem ama desenvolver projetos por pura curiosidade!


    Camilo de Azevedo

    Se você é do time de desenvolvedores que ama elaborar projetos pessoais para explorar novos tópicos aleatórios pelo simples objetivo de saciar a sua curiosidade, este é o evento certo para você!

    A GambiConf preenche uma lacuna nas conferências tech. Isso porque não foca em uma linguagem específica nem nas últimas novidades em programação e pesquisas acadêmicas usualmente úteis para a indústria.

    Obviamente eventos com tais focos também são mais que necessários, mas a oportunidade para quem quer compartilhar suas conquistas e buscar pessoas com o mesmo hobby está nos dias 25 e 26 de novembro de 2023, na USP - Campus Butantã

    Você já deve saber que projetos pessoais muitas vezes não são focados em serem úteis para a indústria, o que faz com que eventos mais sérios com esse foco sejam resistentes a aceitar esse tipo de palestra.

    A própria tecnologia também dificulta falar sobre um tema aleatório, pois exige requisitos. Imagine que você queira falar sobre como construir um computador usando apenas água. Por essa ideia não estar relacionada a nenhuma linguagem de programação ou a algum ambiente como o acadêmico ou a indústria, essa talk que certamente pode ser bem divertida, ficará de fora.

    É assim que a GambiConf vem preencher essa falta: oferecendo a você um espaço para falar para outros desenvolvedores curiosos sobre as suas ideias. Porque acima de tudo, esse é um evento que acredita que todos somos criativos e devemos explorar essa criatividade, mostrá-la e trocar ideias para ir além.

    É sobre colocar o foco mais no aspecto lúdico dos projetos apresentados e em tudo o que podemos aprender com um tema aleatório ou com uma ideia pouco comum. O ambiente perfeito para se inspirar para o próximo projeto pessoal e ter com quem compartilhar a paixão de ser uma pessoa genuinamente curiosa!

    O que mais torna a GambiConf diferenciada?

    As palestras incomuns que são aceitas pela GambiConf são úteis para aprender um novo tópico. Por exemplo:

    • Uma palestra sobre como executar DOOM em um arquivo PDF pode abordar como o formato PDF funciona, suas especificações e outros formatos relacionados.
    • Uma palestra sobre como fazer um chat web funcional usando apenas HTML e CSS pode abranger mais tecnologias web.

    Claro, existem eventos com propósito semelhante a esse, como é o caso da !!Con, um lugar para encontrar palestras divertidas e projetos pessoais malucos que surpreendem. Mas por lá as apresentações estão limitadas a 10 minutos. 

    E é aí que entra outro grande diferencial da GambiConf: é possível aprender muito mais com um tópico aleatório que leva tempo para ser explicado com mais detalhes. É por isso que os palestrantes daqui têm a liberdade de decidir a duração da palestra. 

    Como resultado, a GambiConf não se enquadra apenas em palestras curtas como as da !!Con, mas também em palestras que exploram um assunto mais amplo. 

    Outro exemplo de evento assim é a SIGBOVIK, que é quando alguém leva a piada muito a sério. Eles publicam um “paper” com todas as ideias malucas e fazem um divertido “congresso acadêmico”. Os diversos assuntos apresentados neste evento têm um espírito próximo ao nosso.

    E a GambiConf é uma mistura desses eventos, sem foco na indústria e direcionado para palestras 4fun, com horários flexíveis para os palestrantes abordarem o assunto até onde quiserem.

    E como foram as outras edições da GambiConf?

    Até o momento, aconteceram duas edições da GambiConf, uma online e outra em Portugal. Certamente o objetivo foi alcançado, tanto no aspecto de diversão como também em qualidade técnica

    A primeira edição do evento no país, em 2021, foi online, com foco na audiência brasileira. É por isso que o mascote é um mico-leão-dourado.

    Devido ao fantástico feedback positivo, os organizadores decidiram realizar, já no ano seguinte, uma nova edição, porém, testando algumas diferenças: apresentações em inglês, com um dia presencial em Portugal, e o dia seguinte online.

    As duas edições foram um sucesso e levaram o evento à sua terceira edição.

    Para inspirar você a participar da edição 2023, 100% presencial, elencamos algumas das talks que já rolaram e sintetizam o espírito da GambiConf:

    Quero participar da GambiConf

    Se a GambiConf parece interessante e essas ideias todas atraíram você, não tenha dúvida alguma de fazer parte desse projeto!

    Essa é uma conferência multilingue, não limitada a uma única tecnologia específica. O foco está mais no propósito dos projetos apresentados, na natureza única de cada sessão e o que podemos aprender a partir de uma ideia bem aleatória e inusitada. 

    A ideia é encorajar as pessoas a testarem novas ideias e descobrirem novas coisas pelo simples prazer da curiosidade e exploração.

    Os palestrantes podem escolher qual idioma se sentem mais confortáveis para apresentar (português ou inglês), bem como se preferem fazer uma talk ou liderar um hands-on em um projeto open source. 

    Seja apresentando ou apenas indo ao evento, abaixo seguem todos os links para você saber mais sobre a GambiConf e garantir sua participação: 

    Juntos, vamos tornar a computação mais divertida!
     

    • Curtir 1

    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


  • Conteúdo Similar

×
×
  • Criar Novo...