Ir para conteúdo
  • Golpe afeta contas de nomes importantes no Twitter


    Bruna Chieco

    Dezenas de contas de perfis importantes no Twitter foram utilizadas na última quarta-feira, 15 de julho, como parte de um golpe para roubo de criptomoedas. Segundo o Business Insider, entre as contas afetadas estão a de Bill Gates, Jeff Bezos, Elon Musk, Mike Bloomberg, Warren Buffett, do ex-presidente e atual vice-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e Joe Biden, respectivamente, além de startups de tecnologia e sites relacionados a criptomoedas. As contas da Apple e do próprio time de suporte do Twitter também foram vítimas.

    O golpe aconteceu através de postagens realizadas no perfil oficial dessas personalidades e empresas, que pediam aos seguidores o envio de US$ 1.000 em bitcoin para um endereço específico, prometendo dobrar as contribuições em troca dessa doação. Vários tweets fraudulentos foram excluídos logo após serem publicados.

    Mais tarde, o Twitter disse que o ataque de engenharia social foi coordenado por pessoas que conseguiram acesso a ferramentas e sistemas internos de funcionários da rede social. Os funcionários do Twitter que possuem acesso a essas ferramentas podem redefinir os endereços de e-mail associados às contas. "Nossa investigação continua e esperamos ter mais para compartilhar em breve", disse um porta-voz do Twitter ao Business Insider. 

    essa reportagem da Vice indica que o vazamento pode ter ocorrido internamente, de forma intencional. Supostamente, um funcionário do próprio Twitter fez todo o trabalho e foi pago para isso. O incidente também está relatado no Wikipedia, que indica que no dia 16 de julho, mais de 12 bitcoins haviam sido enviados para um dos endereços envolvidos, valor equivalente a mais de US$ 110 mil. Segundo o Wikipedia, minutos após a publicação dos tweets, mais de 320 transações já haviam ocorrido.

    Um porta-voz do Twitter disse que a empresa ainda está investigando se foi um funcionário sequestrou as contas ou deu acesso à ferramenta para os criminosos. Em uma série de postagens feitas no dia 15 de julho, o Twitter declarou que estava ciente do incidente e tomou medidas significativas para limitar o acesso a sistemas e ferramentas internos enquanto a investigação está em andamento. "Com muita cautela, e como parte de nossa resposta a incidentes para proteger a segurança das pessoas, tomamos a decisão de bloquear todas as contas que tentaram alterado sua senha nos últimos 30 dias", disse. Veja a thread completa:

     


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...