O Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido (NCSC, na sigla em inglês) alerta sobre golpes on-line que promovem falsas oportunidades de investimento endossadas enganosamente por celebridades. Em quatro meses, o NCSC removeu mais de 300 mil URLs vinculados a golpes de investimento com falsos endossos de celebridades.
Segundo o Centro, esses golpes de investimento vêm na forma de artigos de notícias on-line simulados apresentando os ricos e famosos. E-mails e anúncios digitais pagos estimulam as pessoas a visitarem sites fraudulentos que contêm informações sobre esquemas falsos de “enriquecimento rápido”. Assim, a vítima é incentivada a clicar em um link para investir, mas o dinheiro está, na verdade, sendo enviado para criminosos cibernéticos.
Alguns golpes foram detectados graças a relatórios do público ao Suspicious E-mail Reporting Service (SERS) do NCSC, um sistema que já recebeu mais de 1,8 milhão de alertas do público desde seu lançamento, em abril, resultando em mais de 16,8 mil URLs maliciosos bloqueados ou retirados do ar. Mais da metade desses URLs está relacionada a golpes de investimento em criptomoeda.
O NCSC está trabalhando em parceria com a polícia da cidade de Londres para proteger o público de atividades criminosas cibernéticas, como golpes de investimento, que custaram ao público mais de 197 milhões de libras somente em 2018.
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.