O Google anunciou na semana passada parceria com empresas de segurança móvel no que eles estão chamando de Aliança de Defesa de Aplicativos (App Defense Alliance, em inglês). Fazem parte da aliança Google, ESET, Lookout e Zimperium. Segundo comunicado da empresa, a ideia é trabalhar para barrar aplicativos maliciosos antes que eles atinjam os dispositivos dos usuários.
Dados da ESET, revelados em setembro, mostraram que 172 aplicativos maliciosos estavam disponíveis na Google Play Store, e eles foram instalados mais de 335,9 milhões de vezes. No ano, foram 2,5 mil apps maliciosos identificados e quase 3,8 bilhões de instalações. ?
Para evitar que o problema continue, o objetivo número da aliança será garantir a segurança da Google Play Store encontrando rapidamente aplicativos potencialmente perigosos e impedindo que eles sejam lançados na loja. Para isso, os sistemas de detecção do Google Play Protect serão integrados aos mecanismos de verificação de cada parceiro, o que o Google diz que gerará uma nova inteligência de risco de aplicativos que estiverem na fila para lançamento.
Os parceiros de segurança do Google já trabalham com proteção de terminais e oferecem produtos específicos para proteger dispositivos do ecossistema móvel. É possível acompanhar, pelo site da App Defense Alliance, os trabalhos feitos para essa proteção.
Recommended Comments
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.