O Google anunciou recentemente que iniciou um processo de substituição de senhas para verificação de identidade online de usuário do Android. O anúncio, segundo a Forbes, foi feito pelo engenheiro de software da empresa, Dongjing He, e o gerente de produtos, Christian Brand. As senhas serão substituídas por identificação biométrica, via digitais, ou bloqueio de tela em alguns serviços do Google.
Pela primeira vez, o Google permitirá que as mesmas credenciais biométricas sejam usadas por aplicativos Android nativos e serviços da web. Para isso, será necessário registrar a impressão digital apenas uma vez no smartphone e utilizá-la para acessar os apps e serviços, mas isso ainda será limitado apenas ao Gerenciador de Senhas do Google. O lançamento será feito para dispositivos Android Pixel, mas o serviço também estará disponível para Android 7+, podendo atingir 1,7 bilhão de pessoas.
O conceito de eliminar senhas é semelhante ao que a Microsoft sinalizou que iria introduzir a 800 milhões de usuários do Windows 10 com a tecnologia de autenticação online FIDO2 — Fast Identity Online. A FIDO2 é um conjunto de padrões que permitem logins apoiados por uma forte segurança criptográfica, e as mudanças do Google vêm "como resultado de anos de colaboração entre o Google e muitas outras organizações da FIDO Alliance e do W3C", disse o anúncio da empresa. ?
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.