Um dos maiores bancos do Chile, o BancoEstado, foi vítima de um ataque de ransomware na semana passada. Detalhes sobre o ataque não foram divulgados, mas uma fonte próxima à investigação disse ao ZDNet que a rede interna do banco estava infectada com o ransomware REvil (Sodinokibi). Aparentemente, o incidente teve origem em um documento malicioso do Office recebido e aberto por um funcionário. Acredita-se que o arquivo malicioso tenha instalado um backdoor na rede do banco, que foi acessada e infectada com o ransomware.
O BancoEstado relatou o incidente à polícia chilena e, no mesmo dia, o governo do Chile enviou um alerta de cibersegurança a todo o país sobre uma campanha de ransomware direcionada ao setor privado. As fontes relataram ainda ao ZDNet que os danos foram extensos, com o ransomware criptografando a grande maioria dos servidores internos e estações de trabalho dos funcionários. Ao perceber que os funcionários não conseguiriam trabalhar, o BancoEstado fez uma publicação no Twitter explicando que suas agências estariam fechadas.
Felizmente, o site, portal bancário, aplicativos móveis e caixas eletrônicos do banco permaneceram intocados, de acordo com diversos extratos divulgados pelo banco, a fim de garantir aos clientes que seus fundos estavam seguros.
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.