A empresa de segurança israelense ClearSky divulgou na semana passada o vazamento de uma série de documentos de grupos iranianos de APTs - ataques dirigidos avançados persistentes. Os atacantes foram os alvos do vazamento. Os documentos vazados foram divulgados em três canais: Lab Dookhtegam, que publicou documentos relacionados ao grupo 'OilRig'; Green Leakers, que divulgou vazamentos relacionados ao grupo 'MuddyWatter'; e o Black Box, que vazou vários documentos confidenciais relacionados a atividades de grupos de atacantes iranianos.
Entre os documentos vazados estão informações do Ministério da Inteligência iraniano, semelhante ao FBI ou à CIA, sobre um grupo conhecido como 'Rana'. As informações vazadas incluem listas de vítimas, estratégias de ciberataque, áreas de acesso, listas de funcionários e imagens de websites que contêm sistemas relevantes de espionagem.
Segundo a ClearSky, a identidade por trás do vazamento é atualmente desconhecida, mas com base no escopo e na qualidade dos documentos e informações divulgadas, eles parecem profissionais altamente capacitados.
Dessa vez, os próprios atacantes foram pegos, o que mostra que não somente as empresas estão vulneráveis a esses ataques; invasores também podem ser vítimas. ?
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.