A Honda confirmou que um ciberataque paralisou parte de suas operações. No dia 8 de junho, a companhia publicou no Twitter que o atendimento ao cliente enfrentava dificuldades técnicas e estavam indisponíveis. Após divulgar o comunicado, a companhia não atualizou mais o status da operação.
De acordo com o TechCrunch, um relatório anterior sugere que o ransomware Snake é o provável causador do problema. O Snake, mantém arquivos reféns de um resgate, que deve ser pago em criptomoeda. Mas a Honda disse não haver evidências que seus dados foram exfiltrados.
Apesar de não ter sinalizado se, de fato, a paralisação ocorreu por um ataque de ransomware, um analista de ameaças da empresa de segurança Emsisoft disse ao TechCrunch que uma amostra do malware que criptografa arquivos foi carregada no VirusTotal – serviço de análise de malware – fazendo referência a um subdomínio interno da Honda.
O ransomware é uma ameaça perigosa, e seus ataques têm sido cada vez mais sofisticados e comuns. Nesse vídeo, explicamos um pouco sobre como eles funcionam e o que fazer em caso de infecção:
Recommended Comments
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.