Recentemente, no canal Papo Binário, falamos sobre o VPNFilter, um malware extremamente avançado e modular (que possui várias funcionalidades) que visa atacar roteadores.
O número de roteadores afetados já passa da casa dos 500 mil, tornando assim a análise de quais marcas de roteadores foram afetados difícil de ser listada, mas para a felicidade de alguns e infelicidade de outros, esta lista foi aumentada para mais 56, tais quais incluem: D-Link, ASUS, Huawei, Ubiquiti, UPVEL e ZTE. Segundo o laboratório da Talos (grupo de inteligência de ameaças da Cisco) também foi descoberto um terceiro estágio do malware que possui a capacidade de espalhar exploits pela rede utilizando a técnica de Man-In-The-Middle.
A dica passada anteriormente era para reiniciar os roteadores, mas aparentemente isto não é mais o suficiente, devido ao módulo de persistência do malware. Cabe a nós ficarmos sempre atentos às novas atualizações dos times de pesquisa (e até mesmo contribuir, por que não?!) para melhorar a forma com que lidamos com ameaças deste nível ?
Recommended Comments
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.