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  • Um pesquisa recente realizada pela Proofpoint e divulgada pelo ZDNet indica que a maioria dos ataques por e-mail bem sucedidos exige que a vítima abra algum arquivo, clique em algum link, ou tenha qualquer outra ação para que a infecção seja efetivada. A pesquisa aponta ainda que 99% das campanhas exigem esse tipo de interação humana, enquanto apenas uma pequena parcela dos ciberataques depende de kits de exploração e de vulnerabilidades conhecidas do software para comprometer os sistemas.

    As campanhas estão se tornando cada vez mais sofisticadas, o que justifica a dificuldade das vítimas em distinguir o que é ou não um ciberataque. Um e-mail malicioso, por exemplo, é muito similar aos e-mails regulares. Isso porque os atacantes já conseguem adaptar seus ataques, tornando-os muito parecidos com e-mails de fontes confiáveis, como provedores de serviços em nuvem da Microsoft ou do Google. Os invasores conseguem até personalizar essas mensagens fazendo-as parecer que são remetidas por chefes ou colegas da vítima. A engenharia social é o elemento chave na condução dessas campanhas. O relatório diz ainda que o phishing é um dos ataques cibernéticos mais fáceis e baratos de serem implantados. ?

    E como evitar cair nesses golpes? Embora muitos ataques de phishing sejam projetados para parecer altamente legítimos, há maneiras de identificar o que poderia ser um e-mail malicioso. Por exemplo, e-mails inesperados e aparentemente urgentes podem ser vistos como suspeitos. Além disso, provedores de serviços em nuvem como Microsoft e Google não solicitam que os usuários cliquem em links para inserir credenciais de login ou outras informações. 


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