O .NET 5.0 foi lançado esta semana pela Microsoft incluindo C# 9 e F# 5 e com um conjunto de novos recursos e melhorias. O .NET Framework é uma iniciativa da Microsoft que visa oferecer uma plataforma única para desenvolvimento e execução de sistemas e aplicações. Todo e qualquer código gerado para .NET pode ser executado em qualquer dispositivo que possua um framework da plataforma.
A versão 5.0 já está em uso ativo por equipes da Microsoft e de outras empresas para produção e testes de desempenho. O ASP.NET Core, EF Core, C# 9 e F# 5 também foram lançados. É possível baixar o .NET 5.0, para Windows, macOS e Linux, para x86, x64, Arm32, Arm64 aqui. Veja também o comunicado com as demais informações.
A Microsoft destaca que o .NET 5.0 tem como objetivo permitir que um grupo muito maior de desenvolvedores migre seu código e aplicativos do .NET Framework para o .NET 5.0. Veja os highlights da nova versão:
- .NET 5.0 já foi testado por ser hospedado por meses em dot.net e bing.com.
- O desempenho é bastante aprimorado em muitos componentes e é descrito em detalhes em melhorias de desempenho no .NET 5.0; Desempenho do Arm64 no .NET 5.0; e gRPC.
- C# 9 e F# 5 oferecem novos aprimoramentos de linguagem, como programas e registros de nível superior para C# 9, enquanto F# 5 oferece programação interativa e um aumento de desempenho para programação funcional em .NET.
- As bibliotecas .NET têm desempenho aprimorado para serialização Json, expressões regulares e HTTP (HTTP 1.1, HTTP / 2).
- A latência do P95 caiu devido a refinamentos no GC, compilação em camadas e outras áreas.
- As opções de implantação de aplicativo são melhores, com publicação de aplicativo cliente ClickOnce, aplicativos de arquivo único, tamanho de imagem de contêiner reduzido e adição de imagens de contêiner Server Core.
- Escopo da plataforma foi expandido com Windows Arm64 e WebAssembly.
Dentre as várias novidades do C# 9, tem uma legal que sempre foi algo meio lógico de se pensar, mas que nunca funcionou, que é um if assim:
var tecla = Console.ReadKey(); if (tecla.KeyChar is 'Y' or 'y') { // faça algo } // Antes teria que ser feito: if (tecla.KeyChar == 'Y' || tecla.KeyChar == 'y') { // faça algo }
Legal, né? Duas condições escritas de maneira muito mais simples. ?
Recommended Comments
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.